Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WMJAH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo de Assis Duartept_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Adélcio de Sousa Cruzpt_BR
dc.creatorMarina Luiza Horta Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:38:42Z-
dc.date.available2019-08-14T09:38:42Z-
dc.date.issued2015-05-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WMJAH-
dc.description.abstractIn contrast to the critical importance and popularity that some authors have among academics, the pages in Raymundo Souza Dantas' books remain, more than half a century after their release, virtually closed to literary criticism. The main objective of this Master thesis is to put in evidence texts which stage the reflections of a young writer who is conscious of his barely improbable projection in the literary space - since he was a newly literate black man of humble origins. This objective will be pursued through the reading of Dantas' autobiographic books 'Um começo de vida', 'Reflexões dos 30 anos' and 'África Difícil': missão condenada as well as his fiction narratives, 'Solidão nos campos' and 'Agonia'. In these books, the inscription of the author is perceived both in the construction of an image of the writer and in the fictional creation. The theories of biographical criticism and Afro-Brazilian literature will be used in order to demonstrate how such inscription traces a literary project which remarkably reveals the silencing and marginalization of the black subject in the Brazilian political and literary scenes during the first half of the 20th century.pt_BR
dc.description.resumoDiferentemente da popularidade e da importância crítica que as obras de alguns autores receberam perante a Academia, as páginas dos livros de Raymundo de Souza Dantas permanecem, ainda hoje, mais de meio século após a publicação, praticamente fechadas para a crítica literária. Esta dissertação tem como principal objetivo trazer à luz, por meio da leitura dos livros autobiográficos 'Um começo de vida', 'Reflexões dos 30 anos' e 'África Difícil': missão condenada e das narrativas de ficção 'Solidão nos Campos' e 'Agonia', textos que encenam as reflexões de um jovem escritor consciente de sua projeção quase improvável no espaço literário - negro, de origem humilde e recém-alfabetizado. Ao longo do presente trabalho procuro demonstrar, a partir das teorias da crítica biográfica e da literatura afro-brasileira, como a inscrição autoral nas narrativas em questão - ora na construção de uma imagem de escritor, ora na criação ficcional - traça um projeto literário que tem como notável marca revelar o silenciamento e a marginalização do sujeito negro, sobretudo, nos cenários da literatura e da política brasileiras da primeira metade do século XX.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRaymundo de Souza Dataspt_BR
dc.subjectCrítica biográficapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira Escritores negrospt_BR
dc.subject.otherPolítica e literaturapt_BR
dc.subject.otherBiografia (como forma literária)pt_BR
dc.subject.otherEscritores Visão política e socialpt_BR
dc.subject.otherDantas, Raymundo Souza , 1923-2002 Agonia Crítica e intepretaçãopt_BR
dc.subject.otherDantas, Raymundo Souza , 1923-2002 Solidão nos campos Crítica e intepretaçãopt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.subject.otherDantas, Raymundo Souza , 1923-2002 Começo de vida Crítica e intepretaçãopt_BR
dc.subject.otherDantas, Raymundo Souza , 1923-2002 África difícil Crítica e intepretaçãopt_BR
dc.titleA imagem improvável do escritor: Raymundo de Souza Dantas - apontamentos sobre a vida e obrapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.