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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Dimensões da écfrase: a presença da pintura e da arquitetura em romances de artista
Autor(es): Miriam de Paiva Vieira
primer Tutor: Thais Flores Nogueira Diniz
primer miembro del tribunal : Marcia Maria Valle Arbex
Segundo miembro del tribunal: Eliana Lourenco de Lima Reis
Tercer miembro del tribunal: Manlio de Medeiros Speranzini
Cuarto miembro del tribunal: Luciana Bosco e Silva
Resumen: O conceito de écfrase, grosso modo, recurso utilizado em descrições de obras de arte, vem sendo usado para definir um tipo de relação entre a literatura e outras artes e mídias, no âmbito dos estudos de intermidialidade. Porém, diferentemente do que acontece entre aliteratura e a pintura, a relação entre a literatura e a arquitetura é ainda pouco estudada. O objetivo desta tese é a inclusão da investigação das relações entre a literatura e a arquitetura, através da écfrase. Nossa hipótese é de que, a cada nova écfrase, algo é adicionado à obrafonte seja uma pintura, uma escultura ou uma edificação , de modo que o leitor tenha ganhos ao conhecer os diversos ângulos em suas muitas reapresentações. Estas se dão por meio de romances de artista e ainda através de outros produtos culturais, em forma de cinema, fotografia, exposição em museu e videoinstalação. A partir do resgate da noção de écfrase na Antiguidade e da revisão de conceitos consolidados para o estudo das relações entre a literatura e pintura, elaborou-se um modelo interpretativo para o estudo da tipologia écfrase arquitetônica, que será aplicado à análise de romances de artista estruturados a partir da vidae da obra da pintora Artemísia Gentileschi (1593-1652), da designer Clara Driscoll (1861- 1944) e da empreendedora apaixonada por arquitetura Lota de Macedo Soares (1910-1967), cuja biografia é associada à da poeta Elizabeth Bishop (1911-1979). Ao mesclar ficção erealidade, os objetos de investigação lidam não somente com a vida e o legado, mas principalmente com o processo criativo de cada uma dessas figuras. Serão analisados os seguintes romances de artista: A paixão de Artemísia (2010) e Clara and Mr. Tiffany (2011), ambos de Susan Vreeland; Flores raras e banalíssimas: a história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop (1995), de Carmen Oliveira, e A arte de perder (2011), de Michael Sledge.
Abstract: The conception of ekphrasis - the verbal representation of a text or texts in non-verbal sign systems - have been used to define the relations between literature and other media (painting, sculptures, poetry, novels, films, video-installations, among others), as in the cultural products inspired by the life and oeuvre of the Italian painter Artemisia Gentileschi (1593-1652). However, the relation between literature and architecture has not been thoroughly scrutinized within the ekphrasis field yet. Therefore, the aim of this doctoral dissertation is the inclusion of the study of relations between literature and architecture, by means of ekphrasis, within the studies of Intermediality. By departing from the ancient concept of ekphrasis and reviewing its latest definitions, an interpretative model for studying the typology 'architectural ekphrasis' will be proposed. This model will be applied in 'Künstlerromane' inspired by the American designer Clara Driscoll (1861/1944) and the Brazilian self-educated architect Lota Macedo Soares (1910/1967). The investigated cultural products blend fiction into reality and deal not only with the life, but mainly with their creative process and how the process affect the personal life of each biographed women
Asunto: Vreeland, Susan Paixão de Artemísia Crítica e interpretação
Vreeland, Susan Clara and Mr Tiffany Crítica e interpretação
Sledge, Michael , 1962 Arte de perder Crítica e interpretação
Intermidialidade
Arte e literatura
Arquitetura e literatura
Oliveira, Carmen L Flores raras e banalíssimas Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A7UFYL
Fecha del documento: 4-mar-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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