Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A7UFYL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thais Flores Nogueira Dinizpt_BR
dc.contributor.referee1Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee2Eliana Lourenco de Lima Reispt_BR
dc.contributor.referee3Manlio de Medeiros Speranzinipt_BR
dc.contributor.referee4Luciana Bosco e Silvapt_BR
dc.creatorMiriam de Paiva Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:56:48Z-
dc.date.available2019-08-13T02:56:48Z-
dc.date.issued2016-03-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-A7UFYL-
dc.description.abstractThe conception of ekphrasis - the verbal representation of a text or texts in non-verbal sign systems - have been used to define the relations between literature and other media (painting, sculptures, poetry, novels, films, video-installations, among others), as in the cultural products inspired by the life and oeuvre of the Italian painter Artemisia Gentileschi (1593-1652). However, the relation between literature and architecture has not been thoroughly scrutinized within the ekphrasis field yet. Therefore, the aim of this doctoral dissertation is the inclusion of the study of relations between literature and architecture, by means of ekphrasis, within the studies of Intermediality. By departing from the ancient concept of ekphrasis and reviewing its latest definitions, an interpretative model for studying the typology 'architectural ekphrasis' will be proposed. This model will be applied in 'Künstlerromane' inspired by the American designer Clara Driscoll (1861/1944) and the Brazilian self-educated architect Lota Macedo Soares (1910/1967). The investigated cultural products blend fiction into reality and deal not only with the life, but mainly with their creative process and how the process affect the personal life of each biographed womenpt_BR
dc.description.resumoO conceito de écfrase, grosso modo, recurso utilizado em descrições de obras de arte, vem sendo usado para definir um tipo de relação entre a literatura e outras artes e mídias, no âmbito dos estudos de intermidialidade. Porém, diferentemente do que acontece entre aliteratura e a pintura, a relação entre a literatura e a arquitetura é ainda pouco estudada. O objetivo desta tese é a inclusão da investigação das relações entre a literatura e a arquitetura, através da écfrase. Nossa hipótese é de que, a cada nova écfrase, algo é adicionado à obrafonte seja uma pintura, uma escultura ou uma edificação , de modo que o leitor tenha ganhos ao conhecer os diversos ângulos em suas muitas reapresentações. Estas se dão por meio de romances de artista e ainda através de outros produtos culturais, em forma de cinema, fotografia, exposição em museu e videoinstalação. A partir do resgate da noção de écfrase na Antiguidade e da revisão de conceitos consolidados para o estudo das relações entre a literatura e pintura, elaborou-se um modelo interpretativo para o estudo da tipologia écfrase arquitetônica, que será aplicado à análise de romances de artista estruturados a partir da vidae da obra da pintora Artemísia Gentileschi (1593-1652), da designer Clara Driscoll (1861- 1944) e da empreendedora apaixonada por arquitetura Lota de Macedo Soares (1910-1967), cuja biografia é associada à da poeta Elizabeth Bishop (1911-1979). Ao mesclar ficção erealidade, os objetos de investigação lidam não somente com a vida e o legado, mas principalmente com o processo criativo de cada uma dessas figuras. Serão analisados os seguintes romances de artista: A paixão de Artemísia (2010) e Clara and Mr. Tiffany (2011), ambos de Susan Vreeland; Flores raras e banalíssimas: a história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop (1995), de Carmen Oliveira, e A arte de perder (2011), de Michael Sledge.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject'Künstlerroman'pt_BR
dc.subjectarquiteturapt_BR
dc.subjectécfrase arquitetônicapt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectpinturapt_BR
dc.subject.otherVreeland, Susan Paixão de Artemísia Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherVreeland, Susan Clara and Mr Tiffany Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSledge, Michael , 1962 Arte de perder Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherArquitetura e literaturapt_BR
dc.subject.otherOliveira, Carmen L Flores raras e banalíssimas Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleDimensões da écfrase: a presença da pintura e da arquitetura em romances de artistapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_miriam_vieira.pdf5.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.