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Type: Tese de Doutorado
Title: Cultura informacional: proposta de integração conceitual e modelo com o foco organizacional
Authors: Leonardo Barbosa de Moraes
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Marta Ligia Pomim Valentim
Second Referee: Ronaldo Ronan Oleto
Third Referee: Rodrigo Baroni de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Marta Araujo Tavares Ferreira
metadata.dc.contributor.referee5: Antonio Luiz Marques
Abstract: O trabalho objetivou investigar o conceito de cultura informacional no campo organizacional. Por meio de uma busca em publicações revisadas por pares, foram identificados 1495 trabalhos classificados em 25 tópicos diferentes. A opção pelo enfoque organizacional reduziu o número de trabalhos para 35, sendo 15 empíricos, os quais serviram de base para o objetivo inicial deste trabalho. O tema desta pesquisa dialogou e buscou aportes teóricos no campo da ciência da informação, além dos campos das teorias organizacionais e dos sistemas de informação. A consolidação de um conceito integrado de cultura informacional teve também por finalidade propor um modelo para o conceito e uma metodologia, passíveis de serem utilizados em contextos organizacionais, para a identificação e interpretação das variáveis que constituem a cultura informacional. Foram usados procedimentos históricos e tipológicos como suporte para construção do modelo conceitual. Uma pesquisa empírica foi realizada para analisar a cultura informacional de uma organização de grande porte a Cemig - à luz da metodologia proposta. 208 empregados de diversas áreas da empresa responderam o questionário aplicado. Para a análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva e da técnica de Análise de Componentes Principais. A análise dos dados permitiu identificar as variáveis mais representativas dos valores e dos comportamentos informacionais da organização estudada dentro de cada uma das cinco categorias propostas. Foram destaque a percepção da utilidade da informação; a rede de contatos; a pró-atividade; o controle e o nível de confianças nas TICs. Ficou evidente também a diferença nos valores e comportamentos entre ocupantes de cargos diferentes e entre pessoas com tempo de casa diferentes. Um exemplo identificado foi relativo aos superintendentes da organização que, mesmo tendo um alto nível de confiança nas ferramentas tecnológicas, demandam produtos de informação mais adequados ao exercício de sua função. Os resultados dessa pesquisa sugerem que o conceito e a metodologia propostos possam ser amplamente utilizados em pesquisas futuras sobre a cultura informacional.
Abstract: The study aimed, as a first step, to investigate the concept of information culture in the organizational field. Through a search in peer-reviewed publications, we identified 1495 papers classified into 25 different topics. The choice of organizational approach reduced the number of jobs to 35, 15 being empirical, which served as the basis for the initial objective. The theme of this research sought dialogued and theoretical contributions in the field of information science, beyond the fields of organization theory and information systems. The consolidation of an integrated concept of information culture had also intended to propose a model for the concept and methodology that can be used in organizational contexts for the identification and interpretation of the variables that constitute the informational culture. Procedures were used as historical and typological support for conceptual model. An empirical study was conducted to analyze the information culture of a large organization Cemig - in the light of the proposed methodology. 208 employees from different areas of the company answered the questionnaire. For the analysis of the results we used descriptive statistics and Principal Components Analysis. Data analysis identified the variables most representative of the information behaviors and values of the organization studied within each of the five categories proposed. We highlight the 'perceived usefulness of information', the 'importance of social networks', the 'proactivity', the 'control' and 'level of trusts in ICT'. It also became evident the difference in values and behaviors between officeholders and among different people with different employment time. An example was identified on the superintendents of the organization, even though a high level of confidence in technological tools, demand information products more suited to the exercise of its function. The results of this research suggest that the concept and the methodology proposed can be widely used in future research on the informational culture.
Subject: Cultura organizacional
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9E9EVA
Issue Date: 22-Aug-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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