Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXHFX
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Comportamento informacional e evocação de notícias: estudo de caso com estudantes de Comunicação Social
Autor(es): Ernane Correa Rabelo
Primeiro Orientador: Maria Eugenia Albino Andrade
Primeiro Coorientador: Valdir de Castro Oliveira
Primeiro membro da banca : Isis Paim
Segundo membro da banca: Ana Maria Rezende Cabral
Terceiro membro da banca: Carlos Alberto Avila Araujo
Quarto membro da banca: José Marques de Melo
Resumo: O objetivo geral que norteou este estudo foi a investigação do comportamento informacional do estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa a fim de conhecer as características do consumo e utilizaç ão de informações a partir de referenciais teóricos do campo da Ciência da Informação e da Comunicação Social. Especificamente, buscou mapear o ambiente informacional a partir da situação e lacuna de informações, observar o comportamento de consumo de notí cias e caracterizar padrões de evocação. A baseteórica deste estudo é a do Sense-Making, abordagem centrada no usuário que busca caracterizar lacunas, necessidades e utilização de informação, e em teorias sociocognitivas de compreensão e formação de representação na memória a partir de consumo midiático. A tesediscute o papel do usuário nos modelos tradicional e alternativo , localizando-se no campo dos estudos de usuários por meio de abordagem quanti -qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados questionários aberto e semi -abertos, entrevistas semi -estruturadas, Grupo Focal, observação e a técnica Message Questioning Interview no acompanhamento de leitura de notícias. O trabalho de campo foi realizado entre abril e dezembro de 2007 e em dois momentos, sendo o primeiro um estudo piloto com 40 moradores de Viçosa (MG) e 40estudantes da Universidade Federal de Viçosa, quando se corrigiu o roteiro do trabalho, aferiu os questionários e confirmou a validade das técnicas. Na investigação posterior entrev istou-se 71% dos estudantes de Comunicação Social da mesma universidade. Utiliza nos doisuniversos como estratégia de verificação o estudo de caso para o mapeamento do ambiente informacional e, em uma segunda fase, promove um experimento de evocação de n otícias. Em relação ao mapeamento do ambiente informacional, confirma a existência decaracterísticas e constrangimentos de busca e uso de informação, revelando que a Internet é o principal e, muitas vezes, o único meio de informação jornalística; a mudanç a no perfil de engajamento social do estudante ao longo do curso, o padrão de qualidade dos produtosjornalísticos consumidos e a baixa quantidade e que 80% assistem a telejornais, 11% ouvem radiojornais, 93% consomem produtos webjornalísticos enquanto ape nas 4% lêem jornais diariamente. O cruzamento do mapeamento informacional com o experimento de evocação permite confirmar ser melhor a qualidade de evocação do estudante com maior carga de leitura; que tem mais e diversificadas fontes de informação, com ma ior decodificação crítica e envolvimento social. Confirma ainda o discutido na revisão de literatura de que asinformações contidas no lide são melhor evocadas. O estudo conclui com recomendações visando a melhoria da qualidade de oferta e de formação do futuro profissional da informação.
Abstract: The Universidade Federal de Viçosa´s mass media student´s informational behavior was the main reason that guided this research and monographic production, as well as pursuing knowledge identifying characteristics and use of the informational consumption from the theorical reference within the information science and the social communication field of work. It produced the informational map from the location and absence of information, observed the behavior in the news consumption and characterizi ng its remembering mechanisms. The theorical base of this study is the Sense-Making approach, placed in the users that search, location and useful of information and social-cognitive fields, of understanding and record remembering from media informational consumption. Discusses the user´s role in traditional and alternative models , is placed in the field of use rs studies with an approach either quantitative and qualitative using as gathering information data techniques open and semi-open quizzes, semi-structured interviews, focal groups, observation and Message Questioning Interview techniques and the study of the news reading techniques . The field work was made from April until December of 2007 in two parts. The first part was done with a pilot study covering 40 habitants from Viçosa´s city (Minas Gerais) and 40 students from the Universidad Federal de Viçosa. At the same time the structure of the study was overview, the data was attached and was verified the success of the techniques used. In the second part 71% of the student body in the same university was studied. In both cases was used as validation strategy the case study and the creation of an informational ambiance map, them is done a news remembering experiment. With the informational ambiance map is confirmed the existence of characteristics and limitations in the students search and use of information, revealing that the Internet is the main, and in many cases the only way ofjournalism information search; the changes within the profile of the student social involvement during the course, the quality control defaults of the informational journalistic products and its low quantity, and that 80% of the studied individuals see news television programs, 11% hears informational programs thru the radio and 93% use electronicjournalistic products and only 4% reads imprinted journals on a daily basis. The informational ambiance map cross-examination together with the r emembering experiment confirms that the remembering quality is improved in the individuals with more reading habits; that these students have more and better diversified information sources with better critical decoding and social involvement. It is also confirmed the hypothetical affirmation presented in the study that the remembering of the news is improved within the information presented in the lead. The monograph finally shows some aspects to improve the quality of the developing andformation of the future information professional.
Assunto: Comunicação Metodologia
Ciência da informação
Comunicação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXHFX
Data do documento: 6-Out-2008
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