Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJGC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Investigação e análise do comportamento informacional de alunos participantes de empresas juniores no Brasil
Autor(es): Marco Antonio Carvalho Brum
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
Primeiro membro da banca : Marta Macedo Kerr Pinheiro
Segundo membro da banca: Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto
Resumo: Este trabalho analisa o comportamento informacional de alunos participantes deempresas juniores no Brasil. Procurou-se, com o estudo, explorar o comportamento de busca pela informação de alunos participantes de empresas juniores. Foram analisadas quatorze fontes de informação em termos de sua freqüência de uso, relevância e confiabilidade. Além disso, investigou-se a utilidade dessas fontes paraaprendizagem, compartilhamento, solução de problemas, desenvolvimento de projetos, atendimento aos clientes e armazenamento. Foram analisadas 270 respostas de alunos participantes, utilizando-se o método quantitativo de levantamento de dados. Os resultados indicaram que as fontes mais acessadas e consideradas mais relevantes pelos alunos participantes são as pessoais (os próprios colegas), seja via internet ou em contatos diretos por uma simples conversa. Livros e professores foram considerados as fontes mais confiáveis. O uso das fontes de informação também tem por objetivo o aprendizado e o compartilhamento entre pessoas.
Abstract: This work analyzes the information behavior of member students of junior enterprises in Brazil. The study explored the search behavior of junior enterprise students. Fourteen sources were analyzed in terms of their frequency of use, relevance and reliability. Moreover, it was investigated the usefulness of these sources for learning, sharing, problem-solving, project development, service to customers and storage.Two hundred and seventy answers were analyzed, and the survey quantitative method was used.The results show that personal sources (work colleagues) are accesses more frequently and considered more relevant, either through the Internet or in direct contacts for a simple conversation. The most reliable sources for them are books and professors. The students also answered that they use information sources mainly for learning and sharing information with other people.
Assunto: Empresas Fontes de informação
Ciência da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJGC
Data do documento: 10-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_marco_antonio_carvalho_brum.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.