Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-87BKMR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ligia Maria Moreira Dumontpt_BR
dc.contributor.referee1Rosemary Tofani Mottapt_BR
dc.contributor.referee2Lidia Alvarengapt_BR
dc.contributor.referee3Julia Goncalves da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee4Bernadete Santos Campellopt_BR
dc.creatorJoelma Gualberto de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:54:18Z-
dc.date.available2019-08-09T20:54:18Z-
dc.date.issued2010-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-87BKMR-
dc.description.abstractThis paper analyzes the process of external evaluation of university libraries sponsored by INEP / MEC due to the need for greater understanding of the external and internal variables for these information units. External variables are composed by the scenario of universityeducation in Brazil, which recorded a large increase in the number of private university education institutions and, consequently, supply of places in university education. As the internal scene is the way the university library is linked with the activities developed in teaching undergraduate and postgraduate (if applicable) in private university education institutions. Given this reality, we sought to achieve the goal of examining the academic libraries of private university education institutions based on the understanding that the evaluators of the Ministry of Education, the representatives of private university educationinstitutions and the librarians of the private institutions have of the evaluation process. This analysis aimed to obtain the opinion of these agents against the role that these units of information play in the external assessment promoted by INEP / MEC, as well as in the teaching-learning process and the importance they have on organizational structure of these institutions. The methodology used in field research was the analysis of the Collective Subject Discourse, which is based on analysis of the views of social actors and focus on building a collective discourse that represents the social actors concerned. The results indicate that theuniversity library is still in very fragile position in the private university education institutions, there is great disparity between the concepts presented for this unit of information. It was also concluded that a great subjectivity on the part of evaluators is present in the process of external evaluation. It can also be said that the understanding of what is valued in university libraries is not uniform and that the insertion of the unit of information in the teaching-learning process is incipient.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o processo de avaliao externa das bibliotecas universitárias promovido pelo INEP / MEC devido necessidade de maior compreensão das variáveis externas bem como das variáveis internas a estas unidades de informação. Compõe as variáveis externas o cenário de ensino superior brasileiro, que registrou grande aumento do número de instituições de educação superior privadas e, consequentemente, de oferta de vagas na educação superior. Como cenário interno tem-se o modo como a biblioteca universitária se articula com as atividades pedagógicas desenvolvidas nos cursos de graduação e pó-graduação (quando for o caso) nas instituições de educação superior particulares. Diante dessa realidade, buscou-se atingir o objetivo de analisar as bibliotecas universitárias de instituições privadas de ensino superior a partir do entendimento que os avaliadores do Ministério da Educação, osrepresentantes das instituições de ensino superior particular e os bibliotecários das instituições privadas de ensino têm do processo de sua avaliação. Essa análise visou a obter a opinião desses atores com relação ao papel que essas unidades de informação desempenham nomomento da avaliação externa promovida pelo INEP / MEC, bem como no processo de ensino-aprendizagem e a importância que têm na estrutura organizacional destas instituições. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi a Anáise do Discurso do Sujeito Coletivo, quese baseia na análise das opiniões dos atores sociais em foco e na construção de um discurso coletivo que represente os atores sociais em questão. Os resultados obtidos apontam que a biblioteca universitária ainda estem posição bastante frágil nas instituições de ensinosuperior privadas, havendo grande disparidade entre os conceitos apresentados para essa unidade de informação. Concluiu-se também que está presente no processo de avaliação externa grande subjetividade por parte dos avaliadores. Pode-se afirmar, ainda, que oentendimento do que avaliado nas bibliotecas universitárias não é uniforme e que a inserção dessa unidade de informação nos processos de ensino-aprendizagem muito incipiente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino superiorpt_BR
dc.subjectAnálise do discurso dopt_BR
dc.subjectsujeito coletivopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas universitárias Avaliaçãopt_BR
dc.titleProcesso de avaliação do INEP/MEC de bibliotecas universitárias pertencentes às instituições de educação superior privadas de Belo Horizonte/MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.