Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O serviço de monitoramento de notícias no âmbito organizacional sob a perspectiva do usuário
Authors: Ariane Barbosa Lemos
First Advisor: Monica Erichsen Nassif
First Referee: Beatriz Valadares Cendon
Second Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Third Referee: Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Abstract: Este estudo avalia o serviço de monitoramento de notícias, formalizado no clipping de mídia impressa, com base na análise do comportamento informacional de usuários alocados em organizações, em Minas Gerais. O estudo interdisciplinar tem caráter descritivo e natureza predominantemente qualitativa. Parte-se da proposta de que as notícias integram as fontes de informação do ambiente organizacional. Buscou-se identificar as necessidades informacionais dos usuários e o consecutivo uso das informações consultadas no clipping. A amostra foi constituída por 16 organizações privadas, públicas e não-governamentais, representantes dos três setores da economia, primário, secundário e terciário, com sede em Minas Gerais. Discussões teóricas sobre temas da agenda de pesquisa da Ciência da Informação e da Comunicação Social conduziram a dois perfis distintos de usuários: os profissionais responsáveis pelo contrato do serviço, o usuário contratante ou cliente institucional; e aqueles a quem o conteúdo é direcionado diariamente, ou seja, o usuário final ou cliente individual. Em cada uma das representações, 16 profissionais responderam um roteiro de entrevista semi-estruturado. No total, foram analisados os dados de 32 respondentes. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos: um desenvolvido pela autora, a partir dos autores destacados na revisão de literatura; e outro tendo por base o aparato metodológico da abordagem Sense-Making, criada por Brenda Dervin em 1983. Os resultados demonstram que os 32 usuários têm suas necessidades informacionais atendidas, a partir de notícias relacionadas ao contexto organizacional. O conteúdo das notícias refere-se, sobretudo, à imagem da própria organização, à atuação dos concorrentes, ao comportamento dos consumidores e às tendências de mercado. Observa-se que os responsáveis pelo contrato estão alocados em setores relacionados à Comunicação. Os dados indicam que os usuários consultados, sem distinção, entendem o significado de informação para negócios, confirmando que o clipping os auxilia a tomar decisões ou a solucionar problemas. Sugerem a necessidade de se criar instrumentos periódicos de avaliação do serviço com o intuito de ampliar os níveis de uso e confiança por parte dos usuários. O estudo ressalta que o monitoramento de notícias veiculadas em outros suportes de mídia, como os blogs e microblogs, são indicados como tema para pesquisas futuras.
Abstract: This study evaluates the monitoring service news formalized in clipping of print media, based on analysis of information behavior of users allocated in organizations in Minas Gerais. The interdisciplinary study is descriptive and qualitative. It starts with the proposition that the news are part of sources of information of the organizational environment. We sought to identify the information needs of users and the consecutive use of the information found in the clipping. We considered sample of 16 private, public and non-governmental organizations, representatives of the three sectors of the economy, primary, secondary and tertiary. Theoretical discussions on topics of the research agenda of Information Science and the Social Communication led to two distinct profiles of users: the professionals responsible for the service contract, the user contractor or institutional client, and those to whom the content is directed daily, final user or individual client. In each of the representations, 16professionals answered a guided interview semi-structured. In total, we analyzed data from 32 respondents. Two research methods were used: one method was developed by the author from the literature review; another based on the methodological apparatus of Sense- Making approach, created by Brenda Dervin in 1983. The study concludes that the 32 users have their information needs met, from news related to the organizational context. The news content refers mainly to the image of the organization itself, the actions of competitors, consumer behavior and market trends. It is observed that those responsible for the contractare allocated to sectors related to communication. The research reveals that users consulted, without distinction, understand the meaning of business information, confirming that the clipping helps them make decisions or solve problems. The study suggests the need to create tools for periodic evaluation of service with the aim of increasing levels of use and confidence of users. We emphasize that the monitoring reports in other media outlets such as blogs and microblogs are indicated as the subject for future research.
Subject: Gestão de negócios Fontes de informação
Ciência da informação
Serviços de informação Estudo de usuários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLNF9
Issue Date: 31-May-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_disserta__o___ariane_barbosa_lemos___2010656100___eci_.pdf844.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.