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dc.contributor.advisor1Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Cintia de Azevedo Lourencopt_BR
dc.creatorRafael Goncalves Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T21:06:53Z-
dc.date.available2019-08-11T21:06:53Z-
dc.date.issued2018-03-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECIP-AZ3HGK-
dc.description.abstractIn the interactive context of Web 2.0, Online Public Access Catalogs (OPAC) have undergone transformations associated with new user behaviors and demands. Technologies coming from Web 2.0 have been increasingly used by services available on the Internet, such as in catalogs of media (YouTube, Spotify), commercial catalogs (Amazon, American), social networks, blogs and, in some cases, bibliographic catalogs. Attention was drawn to the lack of evidence and evaluation methods for exploiting the benefits of Web 2.0 in catalogs, especially bibliographic ones. According to the reviewed literature, there are assumptions that the discrepancy between library catalogs and the others, could discourage the users in the use of this instrument. Thus, the objective of this research is to develop a method of analysis that allows to clarify the level of alignment of the OPAC regarding the concepts, principles and resources of Web 2.0. In this sense, the properties of Web 2.0 and catalogs were revised in order to develop the proposed model with theoretical basis. The Model of Analysis of Catalog 2.0. (MAC 2.0) was developed and validated through a case study with eight catalogs divided into two categories: the bibliographical ones (Pergamum-UFMG, SophiA-BN, OMNIS-PUCRS and WorldCat-OCLC) and the non-bibliographic (Americanas, Amazon, YouTube and Spotify). The MAC 2.0 proved to be efficient in analyzing any kind of catalog regarding the essentials of Web 2.0. Through it was possible to confirm the assumption that non-bibliographic catalogs are more developed, however, there was no great discrepancy. It was concluded that the bibliographic OPACs analyzed, and probably any other type that is available via the web, are already within the concept Web 2.0 because it meets the principles and offer several resources of this environment, however it has been noticed that the libraries OPAC need of such efficient methods of engaging users to interact with the service and resources made availablept_BR
dc.description.resumoNo contexto interativo da Web 2.0, Catálogos Online de Acesso Público (OPAC) vêm passando por transformações associadas aos novos comportamentos e exigências dos usuários. Tecnologias provenientes da Web 2.0 têm sido cada vez mais utilizadas por serviços disponíveis na Internet, como em catálogos de mídias (YouTube, Spotify), catálogos comerciais (Amazon, Americanas), redes sociais, blogs e, em alguns casos, em catálogos bibliográficos. Chamou a atenção a falta de evidências e métodos de avaliação quanto à exploração dos benefícios da Web 2.0 em catálogos, especialmente os bibliográficos. Conforme a literatura revisada, existem suposições de que a discrepância entre os catálogos de bibliotecas e os demais poderia desestimular os usuários no uso desse instrumento. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de análise que permita esclarecer o nível de alinhamento dos OPAC quanto aos conceitos, princípios e recursos da Web 2.0. Nesse sentido, foram revisadas as propriedades da Web 2.0 e de catálogos a fim de desenvolver o modelo proposto com embasamento teórico. O Modelo de Análise de Catálogos 2.0 (MAC 2.0) foi desenvolvido e validado através de um estudo de caso com oito catálogos divididos em duas categorias: os bibliográficos (Pergamum-UFMG, SophiA-BN, OMNIS-PUCRS e WorldCat-OCLC) e os não-bibliográficos (Americanas, Amazon, YouTube e Spotify). O MAC 2.0 mostrou-se eficiente na análise de qualquer tipo de catálogo quanto aos elementos essenciais da Web 2.0. Através dele foi possível confirmar a suposição de que catálogos não-bibliográficos estão mais desenvolvidos, entretanto, não houve grande discrepância. Concluiu-se que os OPAC bibliográficos analisados, e provavelmente qualquer outro tipo que esteja disponível via web, já estão dentro do conceito Web 2.0 por atender aos princípios e oferecerem vários recursos desse ambiente, porém pôde-se notar que os OPAC de bibliotecas carecem de métodos tão eficientes de engajar os usuários a interagirem com o serviço e os recursos disponibilizadospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo de análisept_BR
dc.subjectSocial OPACpt_BR
dc.subjectOPAC 20pt_BR
dc.subjectWeb 20pt_BR
dc.subjectRecursos 20pt_BR
dc.subjectCatálogospt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherWeb 20pt_BR
dc.subject.otherCatálogos de bibliotecas onlinept_BR
dc.titleEstudo crítico das propriedades do OPAC 2.0: uma proposta de metodologia de análisept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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