Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Crowdsourcing em museus: contribuições para a preservação do patrimônio na WEB 2.0
Autor(es): Tatiana Mara Alves Martins
Primeiro Orientador: Catia Rodrigues Barbosa
Primeiro membro da banca : Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo
Segundo membro da banca: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Resumo: A presente pesquisa, à luz da Ciência da Informação, estuda o potencial de integração do fenômeno informacional crowdsourcing pelos museus, com foco nas contribuições do seu uso para o fortalecimento da atuação dessas instituições, como um caminho de inovação de sua prática na sociedade da informação, através da web 2.0. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método exploratório e descritivo, que utiliza a construção de cenário - por meio do uso dos critérios fundamentais da metodologia SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - na análise dos documentos de referência da museologia: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ICOM, Declaração de Quebec, Princípios de Base de Uma Nova Museologia e da Declaração de Caracas-ICOM. É um estudo de caso, tendo como hipótese: o crowdsourcing (CS) contribui para a realização da função social dos museus na web 2.0. E como resultado, o entendimento de que o crowdsourcing apoia o aproveitamento das potencialidades (forças e oportunidades) e ajuda a mitigar os riscos (fraquezas e ameaças externas) vivenciados pelos museus. E a proposição de um roteiro ou modelo para a utilização do CS para museus, posto que essa estratégia é pouco estudada, divulgada e praticada por museus, principalmente no Brasil.
Abstract: The present research, in the light of Information Science, studies the potential of integration of the informational crowdsourcing phenomenon in museums, focusing on the contributions of its use to the strengthening of the institutions acting as a path of innovation of its practice in the information society, through web 2.0. SWOT (Strengths and Weaknesses, Opportunities and Threats) - analysis of the reference documents of museology: Santiago Round Table, ICOM-1972, Quebec Declaration, Basis Principles of a New Museology-1984 and the Declaration of Caracas- ICOM 1992. It is a case study, with the hypothesis: crowdsourcing (CS) contributes to the realization of the social function of museums in web 2.0. And as a result, the understanding that crowdsourcing contributes to the exploitation as potentialities (strengths and opportunities) and to the risks (external risks and threats) experienced for museums, besides the proposal of a script or model of use of CS for Brazilian museums, Since this strategy is little studied, divulged and practiced by museums, mainly in Brazil.
Assunto: Museus Aspectos sociais
Patrimonio Cultural Preservação
Ciência da informação
Web 20
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7
Data do documento: 7-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.