Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Catia Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardopt_BR
dc.contributor.referee2Renata Maria Abrantes Baracho Portopt_BR
dc.creatorTatiana Mara Alves Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T05:13:58Z-
dc.date.available2019-08-11T05:13:58Z-
dc.date.issued2017-08-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7-
dc.description.abstractThe present research, in the light of Information Science, studies the potential of integration of the informational crowdsourcing phenomenon in museums, focusing on the contributions of its use to the strengthening of the institutions acting as a path of innovation of its practice in the information society, through web 2.0. SWOT (Strengths and Weaknesses, Opportunities and Threats) - analysis of the reference documents of museology: Santiago Round Table, ICOM-1972, Quebec Declaration, Basis Principles of a New Museology-1984 and the Declaration of Caracas- ICOM 1992. It is a case study, with the hypothesis: crowdsourcing (CS) contributes to the realization of the social function of museums in web 2.0. And as a result, the understanding that crowdsourcing contributes to the exploitation as potentialities (strengths and opportunities) and to the risks (external risks and threats) experienced for museums, besides the proposal of a script or model of use of CS for Brazilian museums, Since this strategy is little studied, divulged and practiced by museums, mainly in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, à luz da Ciência da Informação, estuda o potencial de integração do fenômeno informacional crowdsourcing pelos museus, com foco nas contribuições do seu uso para o fortalecimento da atuação dessas instituições, como um caminho de inovação de sua prática na sociedade da informação, através da web 2.0. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método exploratório e descritivo, que utiliza a construção de cenário - por meio do uso dos critérios fundamentais da metodologia SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - na análise dos documentos de referência da museologia: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ICOM, Declaração de Quebec, Princípios de Base de Uma Nova Museologia e da Declaração de Caracas-ICOM. É um estudo de caso, tendo como hipótese: o crowdsourcing (CS) contribui para a realização da função social dos museus na web 2.0. E como resultado, o entendimento de que o crowdsourcing apoia o aproveitamento das potencialidades (forças e oportunidades) e ajuda a mitigar os riscos (fraquezas e ameaças externas) vivenciados pelos museus. E a proposição de um roteiro ou modelo para a utilização do CS para museus, posto que essa estratégia é pouco estudada, divulgada e praticada por museus, principalmente no Brasil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectmuseuspt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subject.otherMuseus Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherPatrimonio Cultural Preservaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherWeb 20pt_BR
dc.titleCrowdsourcing em museus: contribuições para a preservação do patrimônio na WEB 2.0pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
crowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.