Uma nova proposta de ensino para a relação médico-paciente: a escuta diagnóstica
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Jose Otavio Penido Fonseca
Bruno José Barcellos Fontanella
Bruno José Barcellos Fontanella
Resumo
Uma nova proposta de ensino em Saúde Mental foi aplicada para os alunos do curso médico da UFMG, introduzindo a Escuta Diagnóstica na colheita da História de Vida, visando o diagnóstico qualitativo precoce das Estruturas Clínicas proposta fundada pela psicanálise lacaniana em seu primeiro ensino e visando a melhoria da relação médico-paciente pela introdução da perspectiva de uma relação médico sujeito. A viabilidade da transmissão desse delicado tipo de conhecimento foi testada com uma metodologia de pesquisa clínico-qualitativa, através de uma pesquisa-ação e uma pesquisa-colaborativa, verificando as dificuldades encontradas pelos alunos, os pré-requisitos para esta metodologia de ensino, e demonstrando a importância e as repercussões desta concepção no exercício da prática médica. Verificou-se que a principal dificuldade, que leva à insegurança dos alunos no atendimento ao sofrimento mental do paciente, é a concepção da escuta com finalidade terapêutica. A concepção da Escuta Diagnóstica, propiciando a formulação de hipóteses diagnósticas precoces relativas à Estrutura Clínica, abreuma nova compreensão dos limites e possibilidades do médico, através da percepção do lugar em que este é colocado pelo sujeito na Transferência e pela percepção do desejo do médico como uma dimensão ética no exercício da medicina.
Abstract
Assunto
Educação médica, Psicanálise, Percepção, Relações médico-paciente, Saúde mental, Prática profissional, Entrevista psicológica, Estresse psicológico, Pesquisa qualitativa, Psicanálise lacaniana
Palavras-chave
Médico e paciente, Psicose, Psicanálise, Estruturas clínicas, Neurose, Anamnese, Diagnóstico psiquiátrico, Saúde mental infantil e do adolescente, Entrevista médica, Jacques Lacan, Sigmund Freud, Educação, Perversão, Ética, médica