Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-753HU4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Jose Otavio Penido Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Bruno José Barcellos Fontanellapt_BR
dc.creatorBetty Liseta Marx de Castro Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:45:24Z-
dc.date.available2019-08-10T10:45:24Z-
dc.date.issued2007-06-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECJS-753HU4-
dc.description.resumoUma nova proposta de ensino em Saúde Mental foi aplicada para os alunos do curso médico da UFMG, introduzindo a Escuta Diagnóstica na colheita da História de Vida, visando o diagnóstico qualitativo precoce das Estruturas Clínicas proposta fundada pela psicanálise lacaniana em seu primeiro ensino e visando a melhoria da relação médico-paciente pela introdução da perspectiva de uma relação médico sujeito. A viabilidade da transmissão desse delicado tipo de conhecimento foi testada com uma metodologia de pesquisa clínico-qualitativa, através de uma pesquisa-ação e uma pesquisa-colaborativa, verificando as dificuldades encontradas pelos alunos, os pré-requisitos para esta metodologia de ensino, e demonstrando a importância e as repercussões desta concepção no exercício da prática médica. Verificou-se que a principal dificuldade, que leva à insegurança dos alunos no atendimento ao sofrimento mental do paciente, é a concepção da escuta com finalidade terapêutica. A concepção da Escuta Diagnóstica, propiciando a formulação de hipóteses diagnósticas precoces relativas à Estrutura Clínica, abreuma nova compreensão dos limites e possibilidades do médico, através da percepção do lugar em que este é colocado pelo sujeito na Transferência e pela percepção do desejo do médico como uma dimensão ética no exercício da medicina.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMédico e pacientept_BR
dc.subjectPsicosept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEstruturas clínicaspt_BR
dc.subjectNeurosept_BR
dc.subjectAnamnesept_BR
dc.subjectDiagnóstico psiquiátricopt_BR
dc.subjectSaúde mental infantil e do adolescentept_BR
dc.subjectEntrevista médicapt_BR
dc.subjectJacques Lacanpt_BR
dc.subjectSigmund Freudpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPerversãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectmédicapt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherPercepçãopt_BR
dc.subject.otherRelações médico-pacientept_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherPrática profissionalpt_BR
dc.subject.otherEntrevista psicológicapt_BR
dc.subject.otherEstresse psicológicopt_BR
dc.subject.otherPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.otherPsicanálise lacanianapt_BR
dc.titleUma nova proposta de ensino para a relação médico-paciente: a escuta diagnósticapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
betty_liseta_marx_de_castro_pires.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.