Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECJS-753HU4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Roberto Assis Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jose Otavio Penido Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bruno José Barcellos Fontanella | pt_BR |
dc.creator | Betty Liseta Marx de Castro Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T10:45:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T10:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2007-06-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECJS-753HU4 | - |
dc.description.resumo | Uma nova proposta de ensino em Saúde Mental foi aplicada para os alunos do curso médico da UFMG, introduzindo a Escuta Diagnóstica na colheita da História de Vida, visando o diagnóstico qualitativo precoce das Estruturas Clínicas proposta fundada pela psicanálise lacaniana em seu primeiro ensino e visando a melhoria da relação médico-paciente pela introdução da perspectiva de uma relação médico sujeito. A viabilidade da transmissão desse delicado tipo de conhecimento foi testada com uma metodologia de pesquisa clínico-qualitativa, através de uma pesquisa-ação e uma pesquisa-colaborativa, verificando as dificuldades encontradas pelos alunos, os pré-requisitos para esta metodologia de ensino, e demonstrando a importância e as repercussões desta concepção no exercício da prática médica. Verificou-se que a principal dificuldade, que leva à insegurança dos alunos no atendimento ao sofrimento mental do paciente, é a concepção da escuta com finalidade terapêutica. A concepção da Escuta Diagnóstica, propiciando a formulação de hipóteses diagnósticas precoces relativas à Estrutura Clínica, abreuma nova compreensão dos limites e possibilidades do médico, através da percepção do lugar em que este é colocado pelo sujeito na Transferência e pela percepção do desejo do médico como uma dimensão ética no exercício da medicina. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Médico e paciente | pt_BR |
dc.subject | Psicose | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Estruturas clínicas | pt_BR |
dc.subject | Neurose | pt_BR |
dc.subject | Anamnese | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico psiquiátrico | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental infantil e do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Entrevista médica | pt_BR |
dc.subject | Jacques Lacan | pt_BR |
dc.subject | Sigmund Freud | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Perversão | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | médica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção | pt_BR |
dc.subject.other | Relações médico-paciente | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.other | Prática profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Entrevista psicológica | pt_BR |
dc.subject.other | Estresse psicológico | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise lacaniana | pt_BR |
dc.title | Uma nova proposta de ensino para a relação médico-paciente: a escuta diagnóstica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
betty_liseta_marx_de_castro_pires.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.