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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino-assistência nas disciplinas Semiologia I Módulo Adultos, Medicina Geral de Adultos I e Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFMG, praticado nos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFMG: o olhar do cliente
Authors: Aparecida Kenia Bisinotto Thomaz
First Advisor: Dirceu Bartolomeu Greco
First Co-advisor: Itamar Tatuhy Sardinha Pinto
First Referee: Itamar Tatuhy Sardinha Pinto
Second Referee: Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Third Referee: Daniela de Freitas Marques
Abstract: Uma série de reivindicações acerca dos direitos do paciente ao acesso à saúde e na saúde surgem após a aprovação da Constituição Brasileira de 1988, cujo Artigo 196 define que "a saúde é direito de todos e dever do Estado". Com a publicação da Portaria 675 de 2006 pelo Ministério da Saúde, atribui-se a aplicação desses direitos aos gestores e profissionais das instituições prestadoras de serviços de saúde,As políticas de humanização e qualidade na assistência, promovidas pelo Ministério da Saúde, também advogam que ações devem ser implementadas nos serviços para promoção do cuidado respeitoso, garantindo segurança e satisfação ao cliente. No cotidiano dos Hospitais Universitários de Ensino, onde a maioria das atividadesassistenciais é também de ensino e pesquisa, convivem atores com propósitos diferentes daqueles pertencentes às instituições de saúde, cuja missão é somente assistencial. De forma objetiva, pode-se dizer que o interesse do professor é ensinar fazendo assistência e produzindo conhecimento. O aluno tem o intuito de aprender e o paciente quer ser bem assistido. Definidos esses papéis, torna-se importante refletir como ocorrem as relações entre esses atores na consulta-aula no que diz respeito aos direitos do paciente, e de queforma a gestão dos serviços pode auxiliar na garantia e aplicação desses direitos. O presente trabalho foi realizado nos Ambulatórios Bias Fortes e CTR-DIP Orestes Diniz, do Hospital das Clínicas da UFMG.O objetivo foi caracterizar a visão do cliente atendido por professores e alunos de três disciplinas do curso de graduação em Medicina da UFMG, em relação aos seus direitos de ser tratado com dignidade e respeito, à informação e orientação, ao exercício da autonomia e à privacidade. Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários a 242 pacientes atendidos em primeiras consultas-aula. Os resultados mostraram que 98% dos pacientes ficaram satisfeitos com a consulta e com o atendimento como um todo. No entanto, não se pode desconsiderar que 22% dos clientesfizeram observações em relação a aspectos concernentes à não observância de seus direitos. Estas observações remetem a problemas de falta de informações adequadas, à insegurança e timidez, ao desconhecimento de direitos, ao distanciamento de profissionais,ao constrangimento pela presença de muitas pessoas durante a consulta, ao desconhecimento dos fluxos dos Ambulatórios do HC/UFMG e do SUS. A pesquisa demonstrou ainda que, quando somados os resultados das três disciplinas em relação à questão se foi perguntado ao paciente se concordava em participar da consultaaula,31% dos respondentes disseram sim, 67% não e 2% não souberam informar. Faz-se necessário que todos os envolvidos com a assistência reflitam sobre formas de proporcionar aos pacientes um atendimento humanizado e de qualidade que contemple plenamente os seus direitos. Um estudo qualitativo aprofundado poderá potencializar essa caracterização com possibilidade de trazer à tona esclarecimentos sobre a atitude e o real conhecimento dos pacientes frente aos seus direitos.
Abstract: A series of requests about the rights of the patient concerning the access to health and in health rises after the approval of the Brazilian Constitution in 1988, whose article 196 defines that health is everybodys right and it is an obligation of the State Since the publication of the decree number 675 in 2006 by the Ministry of Health, the implementation of those rights is attributed to managers and professionals of the institutions which offer health services. The politics of humanization and quality in assistance, promoted by the Ministry of Health, also advocates that actions must be implemented to the services to promote respectful care, assuring the security and the satisfaction of the client. In the routine of the University Hospital, where the majority of the activities of assistance is also of teaching and research, there are actors with different purposes from those belonging to health institutions where the mission is only to give assistance. In an objective way, one can say that the professors interest is to teach giving assistance and producing Knowledge. TheStudent has the desire to learn and the patience wants to receive assistance. Once these roles are defined, it is important to think about how the relations among these actors in the consultation/lesson concerning the patients rights and in which way the management ofservices can help to guarantee and to implement those rights.The present work was developed at the Bias Fortes and CTR-DIP Orestes Diniz ambulatories, both located in the Hospital das Clínicas of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The aim of this work was to characterize the patients view in relation to his/her rights, suchas being treated with dignity and respect, information and orientation, exercise of autonomy and privacy, when receiving medical care from professors and students of three subjects at UFMG Medical College.This work is about an observational, quantitative and qualitative study. 242 patients, in their first consultation/lesson, were asked to fill in a questionnaire. The research also showed that in the sum of the results of the three subjects regarding the question if the patient agreed to participate in the consultation/lesson, 31% of the participants said yes, 67% no, 2% could not inform. The results showed that 98% of the 242 patients were satisfied with the consultation and the care as a whole. Nevertheless, one has to consider that 22% of the same 242 patients made some observations about aspects concerning the non-observance of their rights. The patients observations lead to problems of lack of adequate information, to insecurity and shyness, to the non-observance of the rights, to the distance of the professionals, to constraints because of the presence of many people during the consultation, to the unfamiliarity with the routine in the outpatient clinics of the HC/UFMG and of the SUS. It is necessary that all the people involved with the assistance to the patients think about forms of providing the patients with some care of quality and also humanized, respecting all the patients rights. A deep and qualitative study could increase that resultant characterization and possibly bring to the surface some enlightenment on the patients attitudes and the real knowledge of their rights.
Subject: Educação médica
Humanização da assistência
Direitos do paciente
Relações médico-paciente
Medicina tropical
Bioética
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7K6N89
Issue Date: 11-Apr-2008
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