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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Internato Rural e a formação do profissional médico para o Programade Saúde da Família
Autor(es): Emanuel Vitor Guimaraes
primer Tutor: Antonio Leite Alves Radicchi
primer miembro del tribunal : Paulo Sergio Carneiro Miranda
Segundo miembro del tribunal: Clarice Marcolino
Resumen: A disponibilidade de profissionais médicos com um perfil adequado é de grande importância para fazer avançar a estratégia da Saúde da Família. O objetivo desta pesquisa foi compreender como uma disciplina da graduação médica da Faculdade de Ciências Médicas deMinas Gerais, o Internato Rural, na qual os alunos atuam de forma integrada com o Programa de Saúde da Família (PSF), influencia a formação dos alunos, especialmente no preparo para atuar na equipe de PSF ao se graduarem. Utilizou-se metodologia qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os alunos, ao final do período letivo da disciplina. A análise dos resultados mostrou um envolvimento adequado dos alunos com as atividades das equipes de PSF e o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes ehabilidades em comum com as atribuições definidas para o profissional médico do PSF. A pesquisa conclui que o Internato Rural influencia favoravelmente a formação dos alunos e, dentro de seus limites, contribui para torná-los mais preparados para atuarem no PSF; fazconsiderações para aprimorar a disciplina e a graduação médica da Faculdade, e sobre a importância destas avançarem na integração com o PSF e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Abstract: The availability of physicians with an adequate profile is very important for the improvement of Family Health strategy. The objective of this research was to comprehend how a discipline of medical graduation of Minas Gerais Medical Sciences School, the Rural Internship, in which the students develop their activities integrated with the Family Health Program (PSF), may influence the formation of the students, especially in the preparation to be acting in the PSF team after their graduation. A qualitative methodology was used, and the data collection was carried out through semi-structured interviews with the students in the end of the period of learning of the discipline. The analysis of the results showed an adequate involvement of the students with the activities of the PSF teams and the development of knowledge, attitudes and skills in common with the attributions defined to the physician in the PSF. The researchconcludes that the Rural Internship has a favorable influence upon the formation of the students and, within its limits, contributes to make them more prepared to perform in the PSF, makes considerations on how to improve the discipline and the medical graduation in the School, and about the importance of the advance of both in the integration with the PSF and with the Unified Health System (SUS).
Asunto: Internatos
Educação medica
Sistema Único de Saúde
Internato e residência
Serviços de integração docente-assistencial
Medicina Estudo e ensino
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Saúde Pública
Medicina Ensino profissional
Programa Saúde da Família
Promoção da saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7X4H2X
Fecha del documento: 14-abr-2004
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