Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGSL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação de aprendizagem na escola plural: o que ocorre na prática?
Autor(es): Jose Luiz Saldanha da Fonseca
Primeiro Orientador: Sergio Luiz Talim
Primeiro membro da banca : Adelson Fernandes Moreira
Segundo membro da banca: Angela Imaculada L de F Dalben
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo buscar respostas para a questão: Quais são as concepções (crenças, opiniões, atitudes, compreensão) de professores de Ciências do 3o ciclo de formação de duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, que implantaram ou estão implantando a proposta pedagógica Escola Plural, e de seus alunos sobre a avaliação da aprendizagem proposta nesse projeto e quais são as práticas de avaliação desses professores? O trabalho foi feito mediante a observação participante, entrevistas com professoras, grupos focais com alunos, questionários aplicados aos alunos e análise dos instrumentos formais de avaliação. Como resultado, esposta para a questão colocada no título, posso afirmar: a avaliação da aprendizagem que se pratica nas duas escolas não é, ainda, a proposta pelo projeto Escola Plural, mas não é também aquela avaliação da aprendizagem tradicional, que a nova proposta pretende mudar. A emergência da nova lógica de avaliação observada nas práticas das professoras coexiste com a lógica mais tradicional, ainda bastante arraigada nas concepções das professoras pesquisadas e dos seus alunos, manifestada nas entrevistas e grupos focais.
Abstract: This research work had a main purpose to find answers to the question: What are the conceptions (beliefs, opinions, attitudes) of science teachers from two municipal schools from Belo Horizonte who have implanted the pedagogic project Escola Plural and of their students about the learning evaluation proposed by this project and what kind of evaluation practices are the teachers using? The research has been done using observation, interviews, focus groups, questionnaires and dossier analysis. As a result of the work, answer to the question placed in the title, I can assert that the practices on learning evaluation in the two schools are not yet the proposal of the project Escola Plural but nor are they the traditional learning evaluation which the new proposal intends to change. The emergency of the new logic of evaluation observed in the practices of the teachers coexists with the more traditional logic, still deep-rooted in the conceptions of the teachers researched and of their students, which is manifested in the interviews and focus groups.
Assunto: Escola plural
Educação
Escolas
Professoras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGSL
Data do documento: 21-Nov-2003
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