Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGSL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Luiz Talimpt_BR
dc.contributor.referee1Adelson Fernandes Moreirapt_BR
dc.contributor.referee2Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.creatorJose Luiz Saldanha da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:59:52Z-
dc.date.available2019-08-14T19:59:52Z-
dc.date.issued2003-11-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGSL-
dc.description.abstractThis research work had a main purpose to find answers to the question: What are the conceptions (beliefs, opinions, attitudes) of science teachers from two municipal schools from Belo Horizonte who have implanted the pedagogic project Escola Plural and of their students about the learning evaluation proposed by this project and what kind of evaluation practices are the teachers using? The research has been done using observation, interviews, focus groups, questionnaires and dossier analysis. As a result of the work, answer to the question placed in the title, I can assert that the practices on learning evaluation in the two schools are not yet the proposal of the project Escola Plural but nor are they the traditional learning evaluation which the new proposal intends to change. The emergency of the new logic of evaluation observed in the practices of the teachers coexists with the more traditional logic, still deep-rooted in the conceptions of the teachers researched and of their students, which is manifested in the interviews and focus groups.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo buscar respostas para a questão: Quais são as concepções (crenças, opiniões, atitudes, compreensão) de professores de Ciências do 3o ciclo de formação de duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, que implantaram ou estão implantando a proposta pedagógica Escola Plural, e de seus alunos sobre a avaliação da aprendizagem proposta nesse projeto e quais são as práticas de avaliação desses professores? O trabalho foi feito mediante a observação participante, entrevistas com professoras, grupos focais com alunos, questionários aplicados aos alunos e análise dos instrumentos formais de avaliação. Como resultado, esposta para a questão colocada no título, posso afirmar: a avaliação da aprendizagem que se pratica nas duas escolas não é, ainda, a proposta pelo projeto Escola Plural, mas não é também aquela avaliação da aprendizagem tradicional, que a nova proposta pretende mudar. A emergência da nova lógica de avaliação observada nas práticas das professoras coexiste com a lógica mais tradicional, ainda bastante arraigada nas concepções das professoras pesquisadas e dos seus alunos, manifestada nas entrevistas e grupos focais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola pluralpt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEscola pluralpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherProfessoraspt_BR
dc.titleAvaliação de aprendizagem na escola plural: o que ocorre na prática?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jose_luiz_saldanha_da_fonseca.pdf482.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.