Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGVR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Luiz Talimpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Elizabeth de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.creatorRenato Pontone Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T15:04:54Z-
dc.date.available2019-08-11T15:04:54Z-
dc.date.issued2003-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EJRA-5WZGVR-
dc.description.abstractThe aim of this paper was to analyze the application viability of concept maps in a High School Physics Course. Some high school students that attend to a certain private school in Belo Horizonte had taken a fifty-minute-concept map training and then they were supposed to take two tests every other month. These tests implied that they had to figure out a concept map from a list of ten Physics conceptions related to subjects learned by them. Those maps that were figured out by the students were corrected through three different criterions of grading. We analyzed the relation among these three criterions and them. And also, some of the scores gotten in a multiple-choice test in order to have proofs about these criterions validity. This analysis allowed us to define the most viable criterion to be applied in the classroom environment. Finally, we evaluated the reliability of those scores gotten from the most viable one through a correlation between students´scores in both tests and the concept maps. Results found pointed out that concept maps represent a viable alternative that should be used in order to evaluate students´ knowledge organization in classroom situations. It was utterly clarified from the students training to the correction of maps. Moreover, its necessary implementation resources were more compatible and simpler than those ones used in traditional tests.pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é examinar a viabilidade de utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação num curso de física de ensino médio. Estudantes da 1a e 2a séries do ensino médio de uma escola da rede particular de Belo Horizonte receberam um treinamento de 50 minutos sobre mapas conceituais e, em seguida, foram submetidos, num intervalo de tempo de um mês, a duas avaliações que solicitavam a elaboração de um mapa conceitual, a partir de uma lista com dez conceitos de física relacionados com o conteúdo que eles estavam estudando. Os mapas elaborados pelos estudantes foram corrigidos através de três critérios diferentes de pontuação. Analisamos a correlação entre esses três critérios e entre eles e os resultados de um teste de múltipla escolha, a fim de coletarmos evidências sobre a validade desses critérios. Essa análise nos permitiu definir o critério mais viável para utilização em situações de sala de aula. Por fim, analisamos a fidedignidade dos resultados obtidos a partir desse critério mais viável, através da correlação entre as notas dos estudantes nas duas atividades de avaliação com mapas conceituais. Os resultados encontrados sinalizam que os mapas conceituais representam uma alternativa viável para a avaliação da organização do conhecimento dos estudantes em situações de sala de aula, pois, desde o treinamento dos estudantes até à correção dos mapas, os recursos necessários à sua implementação são compatíveis e até mais simples do que os recursos empregados nas avaliações tradicionais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da organização do conhecimentopt_BR
dc.subjectInovações em avaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacional  Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensino  Ensino mediopt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais na avaliação: um estudo da viabilidade de utilização em um curso de física de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renato_pontone.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.