Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EMAE-98EHEQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Apuraçao dos custos de produção do livro em uma editora universitária: estudo descritivo
Autor(es): Leda Andrade Guimaraes Ribeiro
Primeiro Orientador: Poueri do Carmo Mario
Resumo: Este é um estudo descritivo com a abordagem empírica de um caso real e análise documental, em que se procura comparar a forma de apuração de custeio praticada por uma Editora Universitária ligada a uma Universidade Pública e o Método de Absorção. Esta é uma pesquisa do tipo bibliográfica. O método será qualitativo com base na consultoria interna da organização, com o intuito de diagnosticar problemas por falta de um plano de custeio. As coletas de dados serãoatravés de entrevistas não estruturadas do tipo informal, observações e documentos. Segundo a análise feita, observou-se que a Editora em estudo não aplica um método específico de apuração de custos, e isso interfere nos resultados apurados. Sugere-se a aplicação do Método de Absorção, ressaltando-se a necessidade de melhorias nos controles internos praticados, de modo a proporcionar, aos gestores, facilidades na apuração de um custo mais específico e real para a tomada de decisão gerencial.
Abstract: This is a descriptive study which the empirical approach to a real case and of document analysis, which attempts to compare the form of verification of costing practiced by a University Press connected to a Public University and the Absorption Method. This is a survey-type literature. The qualitative method is based on internal consulting organization, in order to diagnose problems for lack of a funding plan. The data collections will be through unstructured interviews of the informal type, observations and documents. According to the analysis, we observed that the Public University Press does not apply to study a specific method of calculating costs, which interferes with the outcome. It is suggested the application of the Absorption Method, emphasizing the need for improvements in internal controls carried out in order to providemanagers, facilities to obtain a more specific and actual cost for management decision making.
Assunto: Auditoria
Auditoria interna
Controladoria
Contabilidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EMAE-98EHEQ
Data do documento: 30-Mai-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Auditoria Externa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leda_monografia_21.06.12.pdf165.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.