Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EMAE-98FHQL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise das normas internacionais de auditoria interna do IIA e das normas vigentes no Brasil
Autor(es): Reginaldo Albert Dutra Teixeira
Primeiro Orientador: Laura Edith Taboada Pinheiro
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre as normas internacionais de auditoria interna veiculadas pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil IIA e as normas vigentes no Brasil. A priori, foi realizado um estudo bibliográfico descrevendo os principais conceitos e características que envolvem à temática auditoria interna. Em seguida, foi possível estabelecer as semelhanças e diferenças existentes entre ambas. A pesquisa revelou que as normas apresentam diretrizes comuns, porém o IIA inova ao estabelecer um novo método de trabalho para a auditoria interna baseado em uma atitude mais participativa e colaborativa, na qual o auditor interno propõe mudanças nos processos analisados e acompanha a implantação das mesmas. Segundo o IIA, a auditoria deixa de ser apenas um setor que analisa os dados e se torna um setor de consultoria que agrega valor para as empresas. Observa-se que as normas de auditoria interna do IIA são mais abrangentes, pois contemplam mais aspectos da realização dos trabalhos de auditoria, se comparadas às normas vigentes no Brasil.
Assunto: Auditoria
Auditoria interna
Controladoria
Contabilidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EMAE-98FHQL
Data do documento: 20-Set-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Auditoria Externa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reginaldo_albert_dutra_teixeira___monografia___especializa__o_auditoria__externa_2012.pdf431.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.