Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
Autor(es): Simone Costa Nunes
Primeiro Orientador: Allan Claudius Queiroz Barbosa
Primeiro membro da banca : Alexandre de Padua Carrieri
Segundo membro da banca: Claudia Cristina Bitencourt
Terceiro membro da banca: Talita Ribeiro da Luz
Quarto membro da banca: Moema Miranda de Siqueira
Resumo: As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.
Abstract: Recent proposals for change in national education, in keeping with International tendencies in Education in the XXI Century have been incorporating the notion of competencies as the curricular organization and pedagogical projet guide at all levels of education in the conuntry.Bearing this scenario in mind, a study regarding the insertion of that Notion in undergraduate Administration courses has been proposed with the intent of contributing thought regarding the construction of competencies in higher education. It deals with qualitative research based on multiple case studies in 12 institutions of higher Educationlocated in Belo Horizonte, Minas Gerais. The results point out that there is a tendency to adopt a model of transmission of knowledge in detriment of the construction of competencies. Beside this, a proposal for articulating competencies through the practice of teaching was not evidenced. In this sense, Pedagogy does not direct the courses under study, there not having been observed a systematized and articulate direction among all the elements making up the teaching and learning process.
Assunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
Data do documento: 25-Abr-2007
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_simone_costa_nunes.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
arquivo_tese_completa_simone_costa.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.