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http://hdl.handle.net/1843/ENGD-68ZLRT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leo Heller | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rafael Kopschitz Xavier Bastos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valter Lucio de Padua | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cristina Célia Silveira Brandão | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Maria Cristina Alves Cabral Schembri | pt_BR |
dc.creator | Luiz Eduardo Murta Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T04:09:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T04:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ENGD-68ZLRT | - |
dc.description.resumo | A proposta desta pesquisa foi avaliar o atendimento do controle de qualidade da água para consumo humano da COPASA, comparando-o com os padrão de potabilidade recomendado pela legislação em vigor - a Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde a partir do exame de uma série histórica de dados de 27 localidades abastecidas pela empresa, relativa ao período de 2002 e 2003. A COPASA é a concessionária de saneamento básico do Estado de Minas Gerais e abastece 68% de sua população. Concluiu-se que a qualidade de água distribuída atendeu, de forma sistemática, ao padrão bacteriológico de potabilidade (presença de coliformes totais em , no máximo, 5% das amostras). O controle de qualidade de água dos parâmetros operacionais (turbidez, cor e pH) tem sido satisfatório, pois em 89% das cidades analisadas, abastecidas pela COPASA, os limites desses parâmetros têm sido atendidos. A melhoria do controle de qualidade de água observada na passagem do ano 2002 para 2003 foi pequena, considerando-se os resultados da região metropolitana de Belo Horizonte. Para as demais regiões investigadas, essa evolução praticamente não ocorreu. O monitoramento dos corpos d'água deixa a desejar, devido a falta de uma ação uniforme, apesar da empresa possuir um planejamento para proteção dos mananciais, no qual encontra-se incorporada a ênfase do controle de qualidade de água bruta. Esse plano requer investimentos, porém necessita ser efetivamente priorizado. Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG III | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abastecimento de água | pt_BR |
dc.subject | Controle qualidade | pt_BR |
dc.subject | Consumo humano | pt_BR |
dc.subject.other | Abastecimento de água | pt_BR |
dc.subject.other | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.other | Água Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Recursos hídricos Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia sanitária Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia sanitária | pt_BR |
dc.subject.other | Saneamento | pt_BR |
dc.title | Avaliação do atendimento da legislação brasileira sobre qualidade da água para o consumo humano por uma companhia de saneamento: o caso da COPASA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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