Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-759P26
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O papel do sujeito em relação à água de consumo humano: um estudo na cidade de Vitória - ES
Autor(es): Sara Ramos da Silva
Primeiro Orientador: Leo Heller
Primeiro membro da banca : Jorge de Campos Valadares
Segundo membro da banca: Nilo de Oliveira Nascimento
Terceiro membro da banca: Fernando Lefévre
Quarto membro da banca: João Carlos Pinto Dias
Resumo: A garantia da qualidade da água para consumo humano é regulamentada por legislação, mas a população tem um papel importante na conservação dessa qualidade no domicílio. O propósito desta pesquisa foi investigar aspectos pessoais de quatro grupos de sujeitos, moradores dos bairros de Mangue Seco, Ilha das Caieiras, Santa Teresa e Jardim Camburi, na cidade de Vitória-ES, Brasil, sobre a sua relação com a água de consumo humano e conseqüentes implicações na saúde. O objeto de investigação está inserido no campo de interface entre diferentes áreas - engenharia sanitária e ambiental, epidemiologia ambiental, filosofia, antropologia, psicologia social e sociologia - por meio do conhecimento de aspectos pessoais do sujeito - atitudes, comportamentos e percepções sobre a água de consumohumano. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, empregando a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo, ancorada na pesquisa documental sobre os resultados divulgados por programas de saúde. Os resultados apontam principalmente para: Falta de confiança na qualidade da água recebida, associada à presença de sabor, de cor ou material sólido em suspensão que, em algumas situações, podem oferecer risco à saúde, ou propiciar gastos desnecessários com a aquisição de águas envasadas; desigualdade em termos de distribuição e intermitência no abastecimento de água e de serviços de esgotamento sanitário, da qual o sujeito está consciente, apesar de não reclamar por tais serviços; falta de entendimento esclarecido da higiene no que diz respeito às práticasde manutenção do filtro e do reservatório domiciliar de água, percebendo-se claramente a consciência da importância da higiene, mas não o conhecimento dos procedimentos recomendáveis a essas práticas. Esses resultados alertam para a necessidade de os órgãospúblicos de saúde e das operadoras de serviços de saneamento investirem na divulgação de informações que promovam a confiança do sujeito no consumo da água do sistema de abastecimento. Ressaltam também a importância de se repensar de que modo as informaçõesdevem ser proporcionadas à população, já que a forma como têm sido prestadas não vem facilitando o exercício da cidadania.
Abstract: The guarantee of the quality of the drinking water is regulated by legislation, but the people have an important role in the household water management. The aim of this research was to investigate personal aspects of four groups of subjects, inhabitants of the districts of MangueSeco, Ilha das Caieiras, Santa Teresa and Jardim Camburi, in the city of Vitória-ES, Brazil, and their relationship with the drinking water. In this sense, this research also analysed the implications of the drinking water in the health. For the research development, a qualitative approach was carried on, using the strategy of the Discourse of the Collective Subject, and anchored in the documentary research on the results divulged by health programs. The results mainly point to: the lack of reliance in the quality of the received water, associated to the presence of taste, color or solid material in suspension, which, in some situations, can offerrisk to the health or lead to unnecessary expenses with the acquisition of bottled waters; inequality in distribution terms and lack of water supply and of sanitation services, of which the subjects are aware conscientious, although not to claim such services; unawareness of thehygiene procedures of maintenance of the domestic water filter and drinking water reservoir. The people under research express clearly to have conscience of the importance of hygiene, however they do not hold the correct knowledge of the necessary procedures about how toaccomplish that. These results draw attention to the necessity of the public agencies of health and the sanitation companies investing in the spreading of information that promote the confidence of the subject in the consumption of the water supply system. The results also highlight the necessity of rethinking the ways of providing information to the population,which, the way they have been, do not facilitate the exercise of citizenship.
Assunto: Meio ambiente
Recursos hídricos Desenvolvimento
Engenharia sanitária
Saneamento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-759P26
Data do documento: 9-Mar-2007
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