Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-7ABNJZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wilfrid Keller Schwabept_BR
dc.contributor.referee1Lisete Celina Langept_BR
dc.contributor.referee2Abdias Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Luis Rodolfo Mariani Bittencourtpt_BR
dc.creatorEduardo Bezerra de Oliveira e Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T09:28:22Z-
dc.date.available2019-08-13T09:28:22Z-
dc.date.issued2007-09-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ENGD-7ABNJZ-
dc.description.abstractThis research intended to evaluate the utilization feasibility of waste materials or residues generated in the steelmaking process in substitution to regular resources to produce paving material for industrial and non industrial pavements in accordance with Brazilian StandardABNT NBR 9781:1987. For the purpose of developing this research work the following waste materials were chosen: volumetric stable BOF steelmaking slag, BF hot metal runner refractory concrete, TorpedoCar refractory concrete and RH Degassing refractory concrete. The Chemical composition, the granulometry, the density, the mineralogical composition, as well as leaching and solubility tests were carried out for each individually waste. Several different mixtures of those waste materials were made in laboratory scale to verify the achievement of the minimum compression tensile strength specified in the standard, i.e., >= 35 MPa for commercial vehicles and >= 50 MPa for special vehicles and heavy abrasion effects. After reaching good results in the laboratory tests, the production of the interlocking paving pieces in an industrial scale was decided. Dimensional inspection in both laboratorial and industrial paving pieces showed results in accordance with the above mentioned Brazilian Standard. Although not being a Standard requirement, water absorption and abrasion tests were made and also showed good results. Values >= 50 MPa were obtained for the compression tensile strength on industrially produced paving pieces. According to these results it can be concluded that these waste materials had the potential to be used as raw material in the production of interlocking paving pieces for industrial and non industrial pavements.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procurou avaliar a possibilidade de utilização de resíduos oriundos do processo de fabricação do aço, na substituição aos agregados naturais, usados na fabricação de elementos de pavimentação em pisos industriais e não industriais em conformidade com a norma brasileira ABNT NBR 9781:1987. Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidos os seguintes resíduos: escória de aciariaLD estabilizada volumetricamente, concreto refratário de canal de vazamento de gusa, concreto refratário de carro torpedo e concreto refratário de desgaseificador RH. Essas amostras foram britadas e moídas procurando-se obter uma distribuição granulométrica adequada para a fabricação do concreto. Para cada resíduo foram determinadas individualmente a composição química, a granulométrica, a massa específica e a composição mineralógica. Ensaios de lixiviação e de solubilização também foram conduzidos nas amostras individuais e em amostras de misturas para a caracterização ambiental. Várias misturas com diferentes teores de cada um dos resíduos foram formuladas em escala de laboratório na tentativa de se obter os valores mínimos especificados na norma de >= 35 MPa (para veículos comerciais de linha) e de >= 50 MPa (tráfego de veículos especiais ou acentuados efeitos de abrasão) para a resistência à compressão. Após o desenvolvimento satisfatório em laboratório, foi então decidida a produção em escala industrial, em uma empresa da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fabricante de peças de pavimentação intertravada. Foi feita a inspeção dimensional nas peças fabricadas tanto em laboratório quanto em escala industrial, com resultados que satisfizeram à norma brasileira. Embora não exigidos pela norma, foram feitos os testes de absorção de água e de abrasão, que apresentaram bons resultados. No ensaio mecânico de compressão foram encontrados valores >= 50 MPa. A partir desses valores obtidos nas peças produzidas em escala industrial, concluiu-se que os resíduos doprocesso de fabricação do aço empregados nesta pesquisa, desde que adequadamente ajustados a uma composição granulométrica típica, têm potencial para serem usados como matéria prima na produção de peças para pavimentação intertravada para pisos industriais e não industriais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpavimentação intertravadapt_BR
dc.subjectproteção ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos da siderurgiapt_BR
dc.subject.otherResíduos industriais Reaproveitamentopt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherReciclagem Industriapt_BR
dc.subject.otherEngenharia sanitáriapt_BR
dc.titleEscórias de aciaria e resíduos de concretos refratários em componentes de pavimentaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eduardobezerra320.pdf22.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.