Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-8KYMBQ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O campo das águas envasadas: determinantes, políticas públicas, consequências socioambientais, qualidade da águas e percepções
Autor(es): Josiane Teresinha Matos de Queiroz
Primeiro Orientador: Leo Heller
Primeiro membro da banca : Andrea Luisa Moukhaiber Zhouri
Segundo membro da banca: Luiz Roberto Santos Moraes
Terceiro membro da banca: Heloisa Soares de Moura Costa
Quarto membro da banca: Sara Ramos da Silva
Quinto membro da banca: Valter Lucio de Padua
Resumo: O crescente consumo de águas envasadas no mundo é um processo que demanda estudos e acompanhamentos da sua cadeia de produção, consumo e descarte de suas embalagens. Atualmente existem diversas tipologias de águas envasadas, entretanto, nota-se uma associação da terminologia água envasada com água mineral no Brasil. Nesta pesquisa, por meio de estudo quali-quantitativo, buscou-se investigar diversos aspectos relacionados às águas envasadas, com base no referencial teórico de campo de Pierre Bourdieu, categorizando os agentes que fazem parte atualmente desse campo. Identificaram-se as políticas públicas vigentes que regem o campo e sua aplicação nos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Vespasiano, no Estado de Minas Gerais que também foram selecionados para discutir a qualidade da água envasada e percepções de consumidores. Foram identificadas as consequências socioambientais geradas em todo o processo de envase de água com uma discussão específica sobre conflitos sociais no Circuito das Águas no Sul de Minas Gerais. Análises em amostras de água envasada comercializadas nos municípios selecionados foram realizadas para parâmetros microbiológicos e físico-químicos e, buscou-se, por meio de dados secundários, apresentar um panorama da qualidade da água envasada no País, assim como identificar percepções de consumidores desses produtos nessa mesma área de estudo por meio de metodologia qualitativa. A pesquisa apresenta resultados que podem contribuir na implantação de políticas de melhorias do serviço de abastecimento público de água, além de suscitar reflexões sobre as implicações do consumo de águas envasadas. Ao se categorizar o campo para sua delimitação, foram identificadas disputas simbólicas entre seus agentes com diferentes formas de poder, observou-se que a mídia utiliza de diversas estratégias para atrair consumidores e exerce influência na percepção da sociedade. Pode-se afirmar que a qualidade da água envasada é discutível e que as ações dos agentes do campo geram consequências socioambientais negativas que podem prejudicar a saúde humana e contribuir para a degradação ambiental. Esta pesquisa proporciona uma leitura de um processo social, uma contribuição ao avanço do conhecimento de uma realidade e sua compreensão pode servir como instrumento de ação pelos agentes envolvidos no campo.
Abstract: The growing world consumption of bottled water is a process which requires study and monitoring its chain of production, consumption and disposal of packaging. Currently there are different types of bottled water and there is an association of the term bottled water with the one of mineral water in Brazil. Through a quali-quantitative analysis, we sought to investigate in this study several aspects related to bottled water taking into consideration Pierre Bourdieus field theory as well as classifying field agents. We identified the social and environmental consequences generated in the process of bottling water with a specific discussion about the social conflicts in Circuit of Water in Southern Minas Gerais. We also identified the existing policies governing the field and which is applied in the cities Itabirito, Vespasiano and Ouro Preto in Minas Gerais State that were also selected to discuss the quality of bottled water and perceptions of consumers. We examined samples of bottled water marketed in these cities with regard to microbiological and physical-chemical parameters, and sought by means of secondary data, to present an overview of the quality of bottled water in the country, as well as capture perceptions of consumers of these products in the same study area through qualitative methodology. This research presents results that can assist in the implementation of policies to improve water supply public service, as some considerations on the effects of bottled water consumption. By categorizing the field for its delimitation, symbolic disputes were identified among agents with different types of power. It can affirm that media uses several strategies to attract consumers and exerts influence on societys perception, that bottled water quality is questionable, and that field generates negative social and environmental consequences that may harm human health and contribute to environmental degradation. This research provides a reading of a social process, a contribution to the advancement of knowledge of a reality and that knowledge can serve as a tool for action of the agents involved in the field.
Assunto: Meio ambiente
Recursos hídricos Desenvolvimento
Engenharia sanitária
Políticas públicas Saneamento
Aguas subterraneas Qualidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-8KYMBQ
Data do documento: 18-Fev-2011
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_doutorado___guas_envasadas.pdf12.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.