Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-8KYMBQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leo Hellerpt_BR
dc.contributor.referee1Andrea Luisa Moukhaiber Zhouript_BR
dc.contributor.referee2Luiz Roberto Santos Moraespt_BR
dc.contributor.referee3Heloisa Soares de Moura Costapt_BR
dc.contributor.referee4Sara Ramos da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Valter Lucio de Paduapt_BR
dc.creatorJosiane Teresinha Matos de Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T03:01:26Z-
dc.date.available2019-08-10T03:01:26Z-
dc.date.issued2011-02-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ENGD-8KYMBQ-
dc.description.abstractThe growing world consumption of bottled water is a process which requires study and monitoring its chain of production, consumption and disposal of packaging. Currently there are different types of bottled water and there is an association of the term bottled water with the one of mineral water in Brazil. Through a quali-quantitative analysis, we sought to investigate in this study several aspects related to bottled water taking into consideration Pierre Bourdieus field theory as well as classifying field agents. We identified the social and environmental consequences generated in the process of bottling water with a specific discussion about the social conflicts in Circuit of Water in Southern Minas Gerais. We also identified the existing policies governing the field and which is applied in the cities Itabirito, Vespasiano and Ouro Preto in Minas Gerais State that were also selected to discuss the quality of bottled water and perceptions of consumers. We examined samples of bottled water marketed in these cities with regard to microbiological and physical-chemical parameters, and sought by means of secondary data, to present an overview of the quality of bottled water in the country, as well as capture perceptions of consumers of these products in the same study area through qualitative methodology. This research presents results that can assist in the implementation of policies to improve water supply public service, as some considerations on the effects of bottled water consumption. By categorizing the field for its delimitation, symbolic disputes were identified among agents with different types of power. It can affirm that media uses several strategies to attract consumers and exerts influence on societys perception, that bottled water quality is questionable, and that field generates negative social and environmental consequences that may harm human health and contribute to environmental degradation. This research provides a reading of a social process, a contribution to the advancement of knowledge of a reality and that knowledge can serve as a tool for action of the agents involved in the field.pt_BR
dc.description.resumoO crescente consumo de águas envasadas no mundo é um processo que demanda estudos e acompanhamentos da sua cadeia de produção, consumo e descarte de suas embalagens. Atualmente existem diversas tipologias de águas envasadas, entretanto, nota-se uma associação da terminologia água envasada com água mineral no Brasil. Nesta pesquisa, por meio de estudo quali-quantitativo, buscou-se investigar diversos aspectos relacionados às águas envasadas, com base no referencial teórico de campo de Pierre Bourdieu, categorizando os agentes que fazem parte atualmente desse campo. Identificaram-se as políticas públicas vigentes que regem o campo e sua aplicação nos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Vespasiano, no Estado de Minas Gerais que também foram selecionados para discutir a qualidade da água envasada e percepções de consumidores. Foram identificadas as consequências socioambientais geradas em todo o processo de envase de água com uma discussão específica sobre conflitos sociais no Circuito das Águas no Sul de Minas Gerais. Análises em amostras de água envasada comercializadas nos municípios selecionados foram realizadas para parâmetros microbiológicos e físico-químicos e, buscou-se, por meio de dados secundários, apresentar um panorama da qualidade da água envasada no País, assim como identificar percepções de consumidores desses produtos nessa mesma área de estudo por meio de metodologia qualitativa. A pesquisa apresenta resultados que podem contribuir na implantação de políticas de melhorias do serviço de abastecimento público de água, além de suscitar reflexões sobre as implicações do consumo de águas envasadas. Ao se categorizar o campo para sua delimitação, foram identificadas disputas simbólicas entre seus agentes com diferentes formas de poder, observou-se que a mídia utiliza de diversas estratégias para atrair consumidores e exerce influência na percepção da sociedade. Pode-se afirmar que a qualidade da água envasada é discutível e que as ações dos agentes do campo geram consequências socioambientais negativas que podem prejudicar a saúde humana e contribuir para a degradação ambiental. Esta pesquisa proporciona uma leitura de um processo social, uma contribuição ao avanço do conhecimento de uma realidade e sua compreensão pode servir como instrumento de ação pelos agentes envolvidos no campo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectSaneamentopt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherRecursos hídricos Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherEngenharia sanitáriapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas Saneamentopt_BR
dc.subject.otherAguas subterraneas Qualidadept_BR
dc.titleO campo das águas envasadas: determinantes, políticas públicas, consequências socioambientais, qualidade da águas e percepçõespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_doutorado___guas_envasadas.pdf12.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.