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Tipo: Tese de Doutorado
Título: SPIAL: uma ferramenta de apoio ao aprendizado de melhoria de processos de software
Autor(es): Daniela Cristina Cascini Peixoto
primer Tutor: Rodolfo Sergio F de Resende
primer miembro del tribunal : Clarindo Isaias P da S e Padua
Segundo miembro del tribunal: Eduardo Magno Lages Figueiredo
Tercer miembro del tribunal: Jose Luis Braga
Cuarto miembro del tribunal: Claudia Maria Lima Werner
Quinto miembro del tribunal: Flávia Maria Santoro
Resumen: Software é um artefato complexo e seu desenvolvimento é ainda mais complexo. Nos últimos anos, a complexidade do software aumentou significativamente. Atualmente, software está em todas as partes e o papel desempenhado por ele é mais importante do que nunca. A sua influência na sociedade e na economia tornou-se inquestionável.Contudo, os mercados exigem redução de custos e do prazo necessário para a sua produção. Essa combinação de complexidade e restrições do mercado pode impactar significativamente na qualidade final do produto. Uma forma de minimizar os possíveis problemas na qualidade do produto é me-lhorar a preparação da força de trabalho e isto leva em consideração o aprendizado de Engenharia de Software. Atualmente, os cursos de Engenharia de Software raramente abordam a prática de determinados conhecimentos. Normalmente, um curso consistede aulas teóricas e do desenvolvimento de um projeto de software de pequeno porte. Entretanto, as metodologias utilizadas tanto nas aulas quanto nos projetos falham em prover um conhecimento mais abrangente dos processos de desenvolvimento de software necessários para a aplicação em um ambiente industrial, em particular, os que não estão diretamente relacionados aos processos de software.Com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência mais realista dos pro-cessos de desenvolvimento de software, dentro do ambiente acadêmico, nós utilizamos a simulação. A simulação pode ser uma ferramenta efetiva para a melhoria do apren-dizado e entendimento de assuntos complexos. Em particular, nós acreditamos que umambiente de simulação de processos de software traz para a Engenharia de Software os mesmos benefícios da sua utilização em outros domínios como, por exemplo, na aeronáutica com os simuladores de voos. Ao se utilizar um simulador, as dificuldadespodem ser planejadas e experimentadas, sem grandes riscos. O objetivo deste trabalho é melhorar o aprendizado de Engenharia de Software, utilizando uma simulação estruturada que permite replicar a realidade de uma orga-nização, o que, na maioria das vezes, não é possível apresentar para os estudantes durante um projeto de uma disciplina. Nosso trabalho aborda como um jogo de simulação de Engenharia de Software, especificamente, um jogo de simulação de Melhoria de Processos de Software, ensina as melhores práticas de Engenharia de Software para os estudantes de um curso introdutório de Engenharia de Software. A fim de investigar este assunto, nós desenhamos e desenvolvemos SPIAL, um jogo de simulação gráfico, interativo e personalizável. A avaliação deste jogo foi realizada através de um experimento piloto e uma inspeção utilizando o método de Inspeção Semiótica. Os aspectos educacionais abordados no experimento incluem a capacidade dos alunos em compreender, lembrar e aplicar conceitos de Engenharia de Software no contexto de uma iniciativa de Melhoria de Processos de Software baseada no CMMI. Nossa avaliação sugere que SPIAL é uma metodologia complementar e útil para oensino de Melhoria de Processos de Software e de conceitos de Engenharia de Software. Na opinião dos estudantes, o jogo é agradável. Eles relataram que se divertiram ao jogar. Com o objetivo de tornar a experiência mais educacionalmente efetiva, algumas pesquisas futuras, identificadas durante as avaliações, incluem a incorporação no jogode outros fenômenos de Melhoria de Processos de Software e a melhoria do desenho da interface.
Abstract: Software is a complex artifact and its development is even more complex. Comparing with the past, this complexity has increased enormously. Today software is spread out everywhere and its role is more important than ever. The economic importance of software and the society dependence on it is unquestionable. In this scenario, marketsrequire reduced costs and short time of software production. This combination of complexity and market restrictions can cause a great amount of problems in the quality of the final product. One way to minimize these problems is to improve the work force preparation andthis leads to the basic Software Engineering education. Currently, Software Engineer-ing courses do not support students into the practice of some skills. Typically, a course consists of theoretical lectures and a small software development project. However, the methodologies based on such lectures and projects fail to provide a broad knowledge ofsoftware development processes necessary to their application in an industrial environ-ment, in particular, the ones not directly related to Software Engineering processes. In order to provide students with a more realistic experience of software develop-ment processes within the academic environment, we use simulation. Simulation can be an effective tool for enhancing learning and understanding of complex subjects. Inparticular, we believe that a simulation environment for Software Engineering processes can bring the same benefits observed in other domains, like airlines training. By using a simulator, difficulties can be planned and experienced without great risks. Therefore, the aim of this research is to improve the Software Engineering education in dealing with the complexity of providing to students experiences that resemblemore closely those in industry. We present how a Software Engineering simulation game, specifically, a Software Process Improvement simulation game, can teach best practices of Software Engineering to students. In order to investigate this subject, we designed and developed SPIAL, a graphical, interactive, customizable, simulation game and evaluated it through a pilot experiment and an inspection using the Semiotic Inspection Method. The educational aspects addressed in the experiment included the capability of students to understand, remember and apply Software Engineering concepts in the context of a CMMI software process improvement initiative. Our evaluation suggests that SPIAL is a useful complementary approach to teaching SPI and Software Engineering concepts. Students found it quite enjoyable and they had fun during the game play. In order to make the experience more educationally effective, future researches have been identified during the evaluations, such as incorporating other SPI phenomena and enhancing the interface design.
Asunto: Computação
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-8YAHKP
Fecha del documento: 17-sep-2012
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