Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9NSJEW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Utilização de arte conceitual para geração de modelos 3D
Authors: Renato Dias Viana
First Advisor: Renato Antonio Celso Ferreira
First Co-advisor: Erickson Rangel do Nascimento
First Referee: Erickson Rangel do Nascimento
Second Referee: Luiz Chaimowicz
Third Referee: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Abstract: Este trabalho apresenta uma ferramenta que automatiza o processo de criação de modelos 3D a partir de desenhos conceituais. Na abordagem tradicional para a criação de modelos 3D, um artista 2D desenvolve a arte conceitual dos objetos e, posteriormente, um modelador 3D cria o modelo manualmente utilizando esses esboços. Isto é um processo lento e oneroso. Nesse projeto foi desenvolvida uma aplicação que recebe como entrada as imagens da arte conceitual em diferentes visualizações, gerando como saída o modelo 3D. O aplicativo utiliza um processo que através de técnicas derivadas dos algoritmos Visual Hull e Marching Intersects. Visual Hull e Marching Intersects são algoritmos que processam as diferente visões de um mesmo objeto e projetam em uma estrutura de voxels a aproximação tridimensional do objeto. Apartir dessas informações é possível extrair o modelo 3D utilizando o algoritmo Marching Cubes. A solução desenvolvida possui aprimoramentos para se extrair modelos 3D mais precisos. Os resultados alcançados mostram que a aplicacação é capaz de gerar modelos precisos a partir de esboços bastante simplificados.
Abstract: This document presents a set of tools that automates the creation of 3D models from conceptual sketches. The traditional approach to 3D model creation consists of an artist developing conceptual art of the objects, and later, a 3D modeller creates the model manually based upon these sketches, using software such as Maya, Bleder or 3D Studio Max. This is a slow and costly process. It was developed an application that receives as input the images of the concept art and outputs the 3D models. The application uses techniques derived from the Visual Hull and the Marching Intersections algorithms. Results proved that the application is capable of generating acurate models for several, very simplified sketches.
Subject: Computação gráfica
Computação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9NSJEW
Issue Date: 14-Mar-2014
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