Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9Q4FQ9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo Magno Lages Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Thiago Ferreira de Noronhapt_BR
dc.contributor.referee1Thiago Ferreira de Noronhapt_BR
dc.contributor.referee2Alessandro Fabricio Garciapt_BR
dc.contributor.referee3Sebastián Alberto Urrutiapt_BR
dc.creatorJuliana Alves Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:45:32Z-
dc.date.available2019-08-11T06:45:32Z-
dc.date.issued2014-05-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-9Q4FQ9-
dc.description.abstractSoftware product lines (SPL) is a software engineering method for creating configurable software systems that can be adapted to a variety of requirements. SPL uses feature models to document the commonalities and variabilities of products. The key challenge is to derive a product configuration that satisfies all business and costumer requirements. Customer requirements are usually neglected, although product configuration has already been investigated in the literature. This dissertation presents a search-based approach to tackle the problem of finding the optimal product configuration that maximizes the customer satisfaction. The latter is modeled as an optimization problem. An exact algorithm and a heuristic are proposed to solve the problem and implemented in a prototype tool. Computational experiments showed that the exact algorithm can find the optimal product configuration for real-life instances found in the literature and that the optimality gap of the heuristic is at most 3%.pt_BR
dc.description.resumoLinha de produtos de software (LPS) é um método de engenharia de software para a criação de sistemas de software configuráveis que podem ser adaptados a uma variedade de conjuntos de requisitos. LPS comumente usa modelo de características para capturar e documentar as semelhanças e variabilidades de produtos. O principal desafio é derivar uma configuração de produto que satisfaça todos os requisitos do negócio e do cliente. Os requisitos dos clientes são normalmente negligenciados, embora a configuração do produto já foi investigada na literatura. Esta dissertação apresenta uma abordagem de engenharia de software baseada em busca para resolver o problema de encontrar a configuração de produto ótima que maximiza a satisfação do cliente. Este último é modelado como um problema de otimização. Um algoritmo exato e uma heurística são propostas para resolver o problema e implementado em uma ferramenta protótipo. Experimentos computacionais mostraram que o algoritmo exato pode encontrar a configuração ótima do produto para instancias reais da literatura e que a diferença entre o resultado heurístico e a solução ótima é de no máximo 3%.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de software baseada em buscapt_BR
dc.subjectConfiguração do produtopt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectLinhas de produtos de softwarept_BR
dc.subject.otherOtimização combinatóriapt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de softwarept_BR
dc.titleSearch-based product configuration in software product linespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianaalvespereira.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.