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dc.contributor.advisor1Raquel Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Couto da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.referee3Vania Paula da Almeida Nerispt_BR
dc.creatorSimone Isabela de Rezende Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:21:51Z-
dc.date.available2019-08-10T12:21:51Z-
dc.date.issued2014-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-9TEEDA-
dc.description.abstractSince 1997, when the first online social network (OSN) was launched, many others have emerged and their use have been growing and becoming more popular around the world. However, despite its benefits, with their popularity also arises privacy concerns in these environments. Thereafter several studies have shown the importance of investigating privacy in social networks and have tried to understand the users behavior. This work aims at bringing contributions to the understanding of how these users perceive and deal with privacy in social networks with focus on the contrast between their experience in social networks in the physical and virtual world. Furthermore, the results show there are several points at which social networks are not meeting the needs of users of online social networks and which strategies they are adopting to circumvent these situations. To do that, qualitative analysis were performed through interviews and quantitative analysis were performed through an online survey. Based on the main issues identified from users experience an inspection of a social network was carried out and interaction decisions that contributed to the problems were discussed.pt_BR
dc.description.resumoDesde 1997, quando a primeira rede social online (RSO) foi lançada, diversas outras surgiram e o seu uso tem crescido e se tornado popular em vários países ao redor do mundo. No entanto, apesar de apresentar muitos benefícios para seus usuários, junto à sua popularidade surgiu também a preocupação com privacidade nesses ambientes. Desde então, inúmeros estudos têm mostrado a importância de se estudar a privacidade em redes sociais e buscado entender o comportamento dos usuários. O presente trabalho tem como objetivo trazer contribuições para a compreensão de como esses usuários percebem e lidam com a privacidade nas redes sociais sob a perspectiva do contraste entre sua vivência nas redes sociais do mundo físico e do mundo virtual. Além disso, os resultados apontam diversas questões em que as redes sociais online não têm atendido as necessidades de seus usuários e que estratégias eles têm utilizado para contornar essas situações. Para isso, foram realizadas análises qualitativas, através de entrevistas, e quantitativas, através de questionários. Com base nas principais questões identificadas a partir da experiência do usuário, foi feita uma inspeção de uma rede social online e as decisões de interação que contribuem para o problema foram discutidas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise quantitativapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectPrivacidadept_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherDireito a privacidade Internet (Rede de computação)pt_BR
dc.titlePrivacidade em redes sociais: uma análise da experiência dos usuáriospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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