Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GMR6
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Sentiment analysis on multipolarized social networks
Autor(es): Pedro Henrique Calais Guerra
Primeiro Orientador: Wagner Meira Junior
Primeiro membro da banca : Daniel Ratton Figueiredo
Segundo membro da banca: Daniele Quercia
Terceiro membro da banca: Renato Martins Assuncao
Quarto membro da banca: Virgilio Augusto Fernandes Almeida
Resumo: Uma significativa fração de debates em mídias sociais está concentrado em temas que induzem polarização na sociedade que é o processo pelo qual um grupo social se divide em dos sub-grupos com visões opostas sobre um tema. Observamos debates polarizados em uma grande gama de temas amplos e relevantes para a sociedade, como Política, esportes e políticas públicas. Nesta tese de doutorado, desenvolvemos contribuições em três direções: 1. Primeiramente, medimos a intensidade da polarização em redes sociais online que debatem um tema específico. Em particular demonstramos que a métrica de ciência de rede mais coumumente empregada para este tipo de análise (modularidade) não é adequada para discriminar polarização da ausência de polarização; ebtão propomos e avaliamos duas métricas adicionais baseadas na estrutura da rede que, como demonstraremos, capturam mais precisamente o fenômenos social de polarização. 2. Oferecemos novos métodos para processar e interpretar opiniões expressadas em discussões polarizadas online a partir do emprego de teorias bem-estabelecidas na literatura de psicologia social que descrevem como as pessoas formam as suas opiniões. Usamos estas teorias como fundações para novas sinais que habilitam métodos de análise de sentimento em cenários em que as opiniões chegam na forma de fluxos sociais um fluxo de opiniões evolutivo e dinâmico. 3. A terceira contribuição está relacionada ao fato de que, em muitos domínios, mais do que dois lados estão em conflito em relação a um tópico, como em sistemas políticos multipartidários. Diferentemente do caso clássico de bipolarização, em redes sociais multipolarizadas observamos relações mais complexas, além da dualidade concordância e antagonismo. Além de demonstrar as inconsistências que não são percebidas em análises de redes sociais bipolarizadas, propomos um algoritmo que infere relações de antagonismo entre comunidades neste cenário.
Abstract: We witness polarized debate in a wide range of relevant topics for the society, such as Politics, Sports and Public Issues. In fact, a significant fraction of debate in social media is concentrated on issues that induce polarization in the society. In this dissertation, we develop contributions on three main directions that analyze and make sense of 'online battles'' fought on social media networks over polarizing topics: We start by (1) measuring the strength of polarization on (online) social networks with respect to a given topic discussion, then, in the context of polarized topics, we (2) offer new methods for processing and interpreting opinions expressed on online polarized debate by uncovering from the social psychology literature well-established social theories that describe how people form their opinions on polarized discussions, and finally we (3) study multipolarized social networks, when more than two viewpoints are in conflict with respect to a topic.
Assunto: Polaridade (Psicologia)
Computação
Redes de relações sociais
Mineração de dados (Computação)
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GMR6
Data do documento: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedrohenriquecalais.pdf3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.