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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Content delivery in vehicular ad hoc networks
Autor(es): Fabrício Aguiar Silva
Primeiro Orientador: Linnyer Beatrys Ruiz
Primeiro Coorientador: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Primeiro membro da banca : Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Segundo membro da banca: Eduardo Coelho Cerqueira
Terceiro membro da banca: Fabricio Benevenuto de Souza
Quarto membro da banca: Fatima de Lima Procopio de Figueiredo
Quinto membro da banca: Jussara Marques de Almeida
Resumo: Redes Ad hoc Veiculares (VANETs) estão se tornando uma realidade devido, em parte, ao interesse dos fabricantes de veículos em prover novos tipos de serviços aos seus clientes. Como consequência, as aplicações para esse tipo de rede estão surgindo com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, menos congestionado, mais informativo e prazeroso. Para isso, um dos principais requisitos de tais aplicações é a entrega de conteúdo aos veículos. No entanto, algumas características específicas das VANETs, como topologia extremamente dinâmica, mudanças frequentes na densidade da rede e sua natureza de larga escala, fazem com que a tarefa de entrega de conteúdo seja significativamente complexa. Normalmente, duas abordagens têm sido usadas para a entrega de conteúdo em redes tradicionais: Redes de Entrega de Conteúdo (CDN) e Redes Par-a-Par (P2P). Porém, as características específicas das redes veiculares sugerem que essas abordagens, como originalmente propostas para a Internet, não são adequadas para esse tipo de rede, e até o momento ainda não está claro como as redes veiculares podem se beneficiar pela utilização dos conceitos de CDN e P2P. Para abordar esse problema, o principal objetivo desta tese é investigar como os conceitos de CDN e P2P podem ser aplicados às VANETs, e propor soluções adequadas a essas redes. Para alcançar esse objetivo, fizemos um estudo detalhado da literatura para entender como os conceitos de CDN e P2P vêm sendo aplicados às VANETs. Em seguida, propusemos um modelo híbrido em que conceitos de CDN e P2P são herdados e adaptados para VANETs. Para auxiliar os projetistas de aplicações, também definimos um arcabouço que engloba os principais componentes a serem implementados para o modelo proposto. Para concluir, com base em um estudo de caracterização de mobilidade realizado, também propusemos e avaliamos duas soluções com diferentes demandas para demonstrar a eficiência do modelo proposto para o desempenho das aplicações.
Abstract: Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) are migrating from theory to practice mainly due to the great interest of manufacturers to provide new on-road services to their clients. As result, VANET applications are emerging to reality with the objective of making traffic safer, less congested, more informative, and enjoyable. To this end, afundamental requirement for such applications is the efficient delivery of content. Nevertheless, the particular characteristics of a VANET, such as highly dynamic topology, frequently density variations, and large-scale nature, make the task of delivering content easier said than done.Usually, two approaches have been used to deliver content in the traditional Internet: Content Delivery Networks (CDN) and Peer-to-Peer (P2P). However, several characteristics of VANETs and their applications suggest that pure CDN and P2P models, as originally conceived for the Internet, are not suitable for them. So far, it is unclear how VANETs can benefit from adopting CDN and P2P concepts. To address this problem, the main objective of this thesis is to investigate how CDN and P2P concepts can be applied to VANETs and to propose solutions thatvalidate the hypothesis that those concepts are helpful to vehicular applications. To achieve this objective, we first analyze the related studies to find out how the content delivery problem has been tackled in the literature. Based on this study, we define a hybrid model where concepts from both CDN and P2P are inherited and adapted to VANETs. In addition to the model proposal, we also define a framework to guide application designers to develop content delivery applications. Finally, we propose and evaluate two solutions, based on mobility characterization results, to demonstrate that our model is useful for the performance of VANET applications.
Assunto: Computação
Redes de computadores
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A4VNEX
Data do documento: 27-Nov-2015
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