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dc.contributor.advisor1Virgilio Augusto Fernandes Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Fabricio Benevenuto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Wagner Meira Juniorpt_BR
dc.creatorFlávio Gonçalves Henriques de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:42:25Z-
dc.date.available2019-08-14T02:42:25Z-
dc.date.issued2015-10-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-AAYPQS-
dc.description.abstractOne particular kind of photo posted on Instagram that has attracted attention in the last few years is the selfie. Nonetheless, there has been little research on the factors associated with the presence of selfies online. This thesis tries to fill this gap by studying the characteristics of selfies, of photos with faces and of general pictures posted on Instagram. Three kinds of investigations are performed using samples carefully extracted from a large dataset collected from Instagram: characterization, temporal analyses, and spatial analyses. The results collectively show that selfies are very popular and are different from other types of content. In quantitatively capturing those differences, this thesis contributes to a better comprehension of the selfie phenomenon, serving as a starting point for other researches that can provide important insights into subjects like digital cultural norms and design of social-networking platforms.pt_BR
dc.description.resumoA rede social Instagram tem crescido continuamente desde seu lançamento em 2010. Um tipo particular de foto postada na rede que tem atraído atenção nos últimos anos é o selfie, um autorretrato tirado com um dispositivo digital e publicado em um website de mídia social. Apesar da existência de alguns trabalhos que exploram certas características do Instagram, poucas pesquisas foram realizadas a respeito dos fatores associados à presença de selfies online. Esta dissertação busca preencher essa lacuna estudando as características de selfies, de fotos com faces e de imagens em geral postadas no Instagram. Um conjunto de dados com mais de 150 milhões de mídias do Instagram, bem como metadados dos usuários, foi coletado usando uma versão modificada de uma ferramenta de coleta especialmente desenvolvida como parte desta dissertação. Diferentes amostras foram cuidadosamente extraídas do conjunto de dados original a fim de executar três tipos de investigação: caracterização, análise temporal e análise espacial. Os resultados coletivamente mostram que selfies são muito populares e que são diferentes de outros tipos de conteúdo. Ao capturar quantitativamente essas diferenças, esta dissertação contribui para uma melhor compreensão do fenômeno dos selfies, servindo como ponto de partida para outras pesquisas que podem fornecer importante material de estudo para assuntos como normas culturais digitais e design de plataformas sociais online.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação Socialpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectFotos com Facespt_BR
dc.subjectSelfiespt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherInstagrampt_BR
dc.subject.otherSelfiespt_BR
dc.subject.otherAnálise espacial (Estatística)pt_BR
dc.titleCharacterization and analysis of selfies and photos with faces on instagrampt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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