Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Hierarchical Management of Vehicular Networks
Autor(es): Ewerton Monteiro Salvador
primer Tutor: Jose Marcos Silva Nogueira
primer Co-tutor: Daniel Fernandes Macedo
primer miembro del tribunal : Daniel Fernandes Macedo
Segundo miembro del tribunal: Alfredo Goldman Vel Lejbman
Tercer miembro del tribunal: Anelise Munaretto Fonseca
Cuarto miembro del tribunal: Dorgival Olavo Guedes Neto
Quinto miembro del tribunal: Lisandro Zambenedetti Granville
Resumen: Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) são redes móveis que podem se estender por grandes áreas e cujos nós possuem mobilidade intensa. Essas características levam a frequentes atrasos de comunicação e desconexões de enlaces. Uma solução para os problemas de conectividade de VANETs é o emprego do paradigma de Rede Tolerante a Atrasos e Desconexões (Delay-Tolerant Network, ou simplesmente DTN), resultando na criação de VDTNs (Vehicular Delay-Tolerant Networks). Contudo, as desconexões frequentes e as restrições relacionadas a atraso e confiabilidade de certas aplicações para VDTN impedem o uso tanto de arquiteturas de gerenciamento convencionais quanto as arquiteturas baseadas em DTN. Por conta disso se faz necessário o desenvolvimento de uma solução de gerenciamento que seja capaz de reagir de forma mais rápida e eficaz aos eventos que podem ocorrer em uma VDTN. Esta tese apresenta uma arquitetura de gerenciamento hierárquico (HiErarchical MANagement - HE-MAN) para Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões (Vehicular Delay-Tolerant Networks, ou VDTNs). Essa arquitetura implementa uma topologia hierárquica de gerenciamento, onde um gerente global da rede (Top-Level Manager, ou TLM) delega a gerentes intermediários (Mid-Level Managers, ou MLMs) o gerenciamento de grupos de nós interconectados. A arquitetura também é composta por nós agentes e protocolos que coordenam trocas de mensagens e a organização lógica da topologia de gerenciamento. Para construir a topologia hierárquica, foram propostos algoritmos para agrupamento de nós da rede, monitoramento local e remoto, e configuração local e remota. Resultados de simulações mostram que a arquitetura proposta organiza com sucesso a VDTN em grupos relativamente estáveis, resultando em um gerenciamento dos nós da VDTN mais inteligente e eficiente. Além disso, os algoritmos de monitoramento e configuração melhoram a confiabilidade e o tempo de resposta das tarefas de gerenciamento.
Abstract: Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) suffer from frequent communication delays and link disruptions. A solution to the connectivity problems of VANETs is to employ the Delay Tolerant Network (DTN) paradigm, resulting in the creation of Vehicular Delay-Tolerant Networks (VDTNs). However, the frequent disruptions as well as the delay and reliability constraints of certain VDTN applications hinder the employment of both conventional and DTN-based management architectures. This thesis presents the HiErarchical MANagement (HE-MAN) architecture for Vehicular Delay-Tolerant Network (VDTN) management. This architecture implements a hierarchical management topology, where a Top-Level Manager (TLM) delegates to Mid-Level Managers (MLMs) the management of clusters of interconnected nodes. Simulation results show that HE-MAN successfully organizes the VDTN in relatively stable clusters, leading to a more intelligent and efficient monitoring and configuration of VDTN nodes.
Asunto: Vehicular ad hoc network
Redes de computadores Administração
Computação
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X
Fecha del documento: 7-oct-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ewertonmonteirosalvador.pdf3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.