Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jose Marcos Silva Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Daniel Fernandes Macedo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daniel Fernandes Macedo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alfredo Goldman Vel Lejbman | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anelise Munaretto Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Dorgival Olavo Guedes Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Lisandro Zambenedetti Granville | pt_BR |
dc.creator | Ewerton Monteiro Salvador | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T21:53:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T21:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X | - |
dc.description.abstract | Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) suffer from frequent communication delays and link disruptions. A solution to the connectivity problems of VANETs is to employ the Delay Tolerant Network (DTN) paradigm, resulting in the creation of Vehicular Delay-Tolerant Networks (VDTNs). However, the frequent disruptions as well as the delay and reliability constraints of certain VDTN applications hinder the employment of both conventional and DTN-based management architectures. This thesis presents the HiErarchical MANagement (HE-MAN) architecture for Vehicular Delay-Tolerant Network (VDTN) management. This architecture implements a hierarchical management topology, where a Top-Level Manager (TLM) delegates to Mid-Level Managers (MLMs) the management of clusters of interconnected nodes. Simulation results show that HE-MAN successfully organizes the VDTN in relatively stable clusters, leading to a more intelligent and efficient monitoring and configuration of VDTN nodes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) são redes móveis que podem se estender por grandes áreas e cujos nós possuem mobilidade intensa. Essas características levam a frequentes atrasos de comunicação e desconexões de enlaces. Uma solução para os problemas de conectividade de VANETs é o emprego do paradigma de Rede Tolerante a Atrasos e Desconexões (Delay-Tolerant Network, ou simplesmente DTN), resultando na criação de VDTNs (Vehicular Delay-Tolerant Networks). Contudo, as desconexões frequentes e as restrições relacionadas a atraso e confiabilidade de certas aplicações para VDTN impedem o uso tanto de arquiteturas de gerenciamento convencionais quanto as arquiteturas baseadas em DTN. Por conta disso se faz necessário o desenvolvimento de uma solução de gerenciamento que seja capaz de reagir de forma mais rápida e eficaz aos eventos que podem ocorrer em uma VDTN. Esta tese apresenta uma arquitetura de gerenciamento hierárquico (HiErarchical MANagement - HE-MAN) para Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões (Vehicular Delay-Tolerant Networks, ou VDTNs). Essa arquitetura implementa uma topologia hierárquica de gerenciamento, onde um gerente global da rede (Top-Level Manager, ou TLM) delega a gerentes intermediários (Mid-Level Managers, ou MLMs) o gerenciamento de grupos de nós interconectados. A arquitetura também é composta por nós agentes e protocolos que coordenam trocas de mensagens e a organização lógica da topologia de gerenciamento. Para construir a topologia hierárquica, foram propostos algoritmos para agrupamento de nós da rede, monitoramento local e remoto, e configuração local e remota. Resultados de simulações mostram que a arquitetura proposta organiza com sucesso a VDTN em grupos relativamente estáveis, resultando em um gerenciamento dos nós da VDTN mais inteligente e eficiente. Além disso, os algoritmos de monitoramento e configuração melhoram a confiabilidade e o tempo de resposta das tarefas de gerenciamento. | pt_BR |
dc.language | Inglês | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | VDTN | pt_BR |
dc.subject | Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento de Redes | pt_BR |
dc.subject.other | Vehicular ad hoc network | pt_BR |
dc.subject.other | Redes de computadores Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Computação | pt_BR |
dc.title | Hierarchical Management of Vehicular Networks | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ewertonmonteirosalvador.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.