Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Marcos Silva Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Daniel Fernandes Macedopt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Fernandes Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Alfredo Goldman Vel Lejbmanpt_BR
dc.contributor.referee3Anelise Munaretto Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee4Dorgival Olavo Guedes Netopt_BR
dc.contributor.referee5Lisandro Zambenedetti Granvillept_BR
dc.creatorEwerton Monteiro Salvadorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:53:34Z-
dc.date.available2019-08-14T21:53:34Z-
dc.date.issued2016-10-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X-
dc.description.abstractVehicular Ad Hoc Networks (VANETs) suffer from frequent communication delays and link disruptions. A solution to the connectivity problems of VANETs is to employ the Delay Tolerant Network (DTN) paradigm, resulting in the creation of Vehicular Delay-Tolerant Networks (VDTNs). However, the frequent disruptions as well as the delay and reliability constraints of certain VDTN applications hinder the employment of both conventional and DTN-based management architectures. This thesis presents the HiErarchical MANagement (HE-MAN) architecture for Vehicular Delay-Tolerant Network (VDTN) management. This architecture implements a hierarchical management topology, where a Top-Level Manager (TLM) delegates to Mid-Level Managers (MLMs) the management of clusters of interconnected nodes. Simulation results show that HE-MAN successfully organizes the VDTN in relatively stable clusters, leading to a more intelligent and efficient monitoring and configuration of VDTN nodes.pt_BR
dc.description.resumoRedes Ad Hoc Veiculares (VANETs) são redes móveis que podem se estender por grandes áreas e cujos nós possuem mobilidade intensa. Essas características levam a frequentes atrasos de comunicação e desconexões de enlaces. Uma solução para os problemas de conectividade de VANETs é o emprego do paradigma de Rede Tolerante a Atrasos e Desconexões (Delay-Tolerant Network, ou simplesmente DTN), resultando na criação de VDTNs (Vehicular Delay-Tolerant Networks). Contudo, as desconexões frequentes e as restrições relacionadas a atraso e confiabilidade de certas aplicações para VDTN impedem o uso tanto de arquiteturas de gerenciamento convencionais quanto as arquiteturas baseadas em DTN. Por conta disso se faz necessário o desenvolvimento de uma solução de gerenciamento que seja capaz de reagir de forma mais rápida e eficaz aos eventos que podem ocorrer em uma VDTN. Esta tese apresenta uma arquitetura de gerenciamento hierárquico (HiErarchical MANagement - HE-MAN) para Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões (Vehicular Delay-Tolerant Networks, ou VDTNs). Essa arquitetura implementa uma topologia hierárquica de gerenciamento, onde um gerente global da rede (Top-Level Manager, ou TLM) delega a gerentes intermediários (Mid-Level Managers, ou MLMs) o gerenciamento de grupos de nós interconectados. A arquitetura também é composta por nós agentes e protocolos que coordenam trocas de mensagens e a organização lógica da topologia de gerenciamento. Para construir a topologia hierárquica, foram propostos algoritmos para agrupamento de nós da rede, monitoramento local e remoto, e configuração local e remota. Resultados de simulações mostram que a arquitetura proposta organiza com sucesso a VDTN em grupos relativamente estáveis, resultando em um gerenciamento dos nós da VDTN mais inteligente e eficiente. Além disso, os algoritmos de monitoramento e configuração melhoram a confiabilidade e o tempo de resposta das tarefas de gerenciamento.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVDTNpt_BR
dc.subjectRedes Tolerantes a Atrasos e Desconexõespt_BR
dc.subjectGerenciamento de Redespt_BR
dc.subject.otherVehicular ad hoc networkpt_BR
dc.subject.otherRedes de computadores Administraçãopt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.titleHierarchical Management of Vehicular Networkspt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ewertonmonteirosalvador.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.