Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AMDQP9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: From 2d To 3d by drawing
Autor(es): Sérgio Nunes da Silva Júnior
primer Tutor: Erickson Rangel do Nascimento
primer miembro del tribunal : Luiz Chaimowicz
Segundo miembro del tribunal: Renato Antonio Celso Ferreira
Resumen: Neste trabalho é abordado o problema de criação de modelos 3D a partir de artes conceituais para aplicações 3D de tempo real, como por exemplo, Jogos Eletrônicos. É apresentado uma metodologia automática para reconstrução 3D baseada no método 'silhouette carving' no qual cria malhas 3D texturizadas a partir de 3 desenhos bidimensionais. A criação de malhas 3D de objetos da vida real para aplicações em tempo real pode ser uma tarefa trabalhosa, que é comumente produzia manualmente, demandando recursos específicos e altamente especializados como artistas 2D e 3D. Uma técnica difundida na indústria de jogos eletrônicos é a criação iterativa a partir de uma modelo grosseiro para um refinado. Nesse processos, um artista 3D começa a modelagem do zero criando uma representação grosseira do objeto final e vai refinando-o iterativamente. Embora, esse processo esteja consolidado na indústria e vem sendo usado assertivamente na prática para a criação de modelos de alta qualidade, ele é lento e custoso. A metodologia apresentada nesse trabalho requer apenas três artes conceituais do objeto alvo em pontos de vista diferente, e gera uma malha 3D e um mapa de textura como resultado. Essa malha é proposta de ser utilizada como o modelo grosseiro no primeiro paço da modelagem iterativa. Além disso, é proposto uma nova abordagem para melhorar a qualidade dos métodos baseados em 'silhouette carving', os quais originalmente não conseguem modelar partes côncavas. A qualidade dos modelos 3D gerados é avaliado com experimentos entre artistas 3D, onde é avaliado o quanto a metodologia acelera a criação de modelos 3D; e com metodologias similares e baseadas em foto-consistência. Medindo o quão acurado é a malha gerada quando comparadas às outras metodologias. Nossos resultados demonstram que a metodologia acelera na média em 14% a criação de conteúdo 3D quando provido o modelo grosseiro automaticamente.
Asunto: Computação gráfica
Reconstrução 3D
Computação
Voxel (Computação gráfica)
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AMDQP9
Fecha del documento: 3-feb-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
sergionunes.pdf29.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.