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http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AMDQP9
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | From 2d To 3d by drawing |
Autor(es): | Sérgio Nunes da Silva Júnior |
primer Tutor: | Erickson Rangel do Nascimento |
primer miembro del tribunal : | Luiz Chaimowicz |
Segundo miembro del tribunal: | Renato Antonio Celso Ferreira |
Resumen: | Neste trabalho é abordado o problema de criação de modelos 3D a partir de artes conceituais para aplicações 3D de tempo real, como por exemplo, Jogos Eletrônicos. É apresentado uma metodologia automática para reconstrução 3D baseada no método 'silhouette carving' no qual cria malhas 3D texturizadas a partir de 3 desenhos bidimensionais. A criação de malhas 3D de objetos da vida real para aplicações em tempo real pode ser uma tarefa trabalhosa, que é comumente produzia manualmente, demandando recursos específicos e altamente especializados como artistas 2D e 3D. Uma técnica difundida na indústria de jogos eletrônicos é a criação iterativa a partir de uma modelo grosseiro para um refinado. Nesse processos, um artista 3D começa a modelagem do zero criando uma representação grosseira do objeto final e vai refinando-o iterativamente. Embora, esse processo esteja consolidado na indústria e vem sendo usado assertivamente na prática para a criação de modelos de alta qualidade, ele é lento e custoso. A metodologia apresentada nesse trabalho requer apenas três artes conceituais do objeto alvo em pontos de vista diferente, e gera uma malha 3D e um mapa de textura como resultado. Essa malha é proposta de ser utilizada como o modelo grosseiro no primeiro paço da modelagem iterativa. Além disso, é proposto uma nova abordagem para melhorar a qualidade dos métodos baseados em 'silhouette carving', os quais originalmente não conseguem modelar partes côncavas. A qualidade dos modelos 3D gerados é avaliado com experimentos entre artistas 3D, onde é avaliado o quanto a metodologia acelera a criação de modelos 3D; e com metodologias similares e baseadas em foto-consistência. Medindo o quão acurado é a malha gerada quando comparadas às outras metodologias. Nossos resultados demonstram que a metodologia acelera na média em 14% a criação de conteúdo 3D quando provido o modelo grosseiro automaticamente. |
Asunto: | Computação gráfica Reconstrução 3D Computação Voxel (Computação gráfica) |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AMDQP9 |
Fecha del documento: | 3-feb-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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