Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-BAGP2N
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Fashion retrieval in a semantic space: Balancing identity and fashionability
Autor(es): Mariane Moreira de Souza
primer Tutor: Adriano Alonso Veloso
primer miembro del tribunal : Leandro Balby Marinho
Segundo miembro del tribunal: Marco Antonio Pinheiro de Cristo
Tercer miembro del tribunal: Rodrygo Luis Teodoro Santos
Cuarto miembro del tribunal: Wagner Meira Junior
Resumen: Redes sociais online, tais como Facebook and Instagram, tem se s tornado grandes fontes de inspiração de moda. O problema, neste caso, é o tempo, geralmente gasto, na busca de looks de moda específicos. Nesta tese nós atacamos o problema de busca de looks usando uma abordagem de recuperação baseada em conteúdo - dada uma imagem de consulta, encontramos imagens com o mesmo significado, dentre várias imagens de um grande banco de dados de redes sociais. Primeiro, nós aproximamos o significado de um look através das suas peças de roupa, usando uma rede de convolução para o aprendizado de representação e classificação. Então, aplicamos uma função de ranking para ordenar as imagens, considerando sua relevância com relação à imagem de consulta. Além disso, procurando melhorar os resultados da busca, de acordo com as reais necessidades do usuário, nós produzimos uma nova função de ranking, considerando o balanceamento de dois aspectos chave em recuperação de moda, i. e. identidade visual e popularidade de moda. Nesta busca balanceada, o usuário pode priorizar os resultados segundo a similaridade das imagens candidatas ao seu estilo visual ou a popularidade das mesmas em termos de moda. Nossos resultados mostram uma melhoria no estado da arte em recuperação de moda e também mostra que é possível construir o rank balanceado com uma perda mínima no NDCG. Os resultados também mostram o impacto da cultura e estilo de vida em diferentes países na escolha dos looks, tornando necessário que o rank seja composto por imagens postadas na mesma localização do usuário.
Abstract: Online social networks, such as Facebook and Instagram, are becoming major sources of clothing inspiration. The problem, in this case, is that a substantial time is generally spent searching for specific looks. In this thesis we tackle the problem of searching of looks by using a content-based retrieval approach - given a query image, we find images with similar meanings in a large database of images posted in online social networks. First, we approximate the meaning of a look, through the pieces of clothes that composes it, using a CNN for representation learning and classification. Then, we apply a ranking function in order to sort the images, considering their relevance to the query. Besides, in order to improve the results of the search, according to the user's needs, we produce a new ranking function, considering the balancing of two non-compromise key aspects in fashion retrieval, i.e. visual identity and fashionability. In this balanced search, the user is able to prioritize the similarity of candidate images or their popularity in terms of fashion. Our results show the improvement of the state-of-the-art in fashion retrieval and also show it is possible to build the balanced rank with a little loss in NDCG. The results also show the impact of culture and lifestyle in different countries, making it necessary that the rank is composed with posts related to the same location of user's.
Asunto: Recuperação da informação
Redes sociais on-line moda
Computação
Banco de dados Imagens
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-BAGP2N
Fecha del documento: 8-feb-2018
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
marianemoreirasouza.pdf3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.