Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-BB2JAV
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Fusion on Vehicular Data Space: An Approach to Smart Mobility
Autor(es): Paulo Henrique Lopes Rettore
primer Tutor: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
primer Co-tutor: Leandro Aparecido Villas
metadata.dc.contributor.advisor-co2: João Guilherme Maia de Menezes
primer miembro del tribunal : Leandro Aparecido Villas
Segundo miembro del tribunal: João Guilherme Maia de Menezes
Tercer miembro del tribunal: Clodoveu Augusto Davis Junior
Cuarto miembro del tribunal: Daniel Ludovico Guidoni
Quinto miembro del tribunal: Edmundo Roberto Mauro Madeira
Resumen: Com o crescimento da população global a mobilidade urbana emerge como um desafio. Como consequência deste crescimento mais dados se tornaram disponíveis, o que permite que novas tecnologias surjam para melhorar os sistemas de mobilidade, especialmente o sistema de transporte. Uma estratégia de baixo custo para lidar com problemas na mobilidade urbana, é o conceito de Sistemas de Transporte Inteligentes -- Intelligent Transportation System (ITS). O desenvolvimento de novas aplicações e serviços para o ambiente ITS, com o objetivo de melhorar a mobilidade, depende da disponibilidade de grandes quantidades de dados, que atualmente demostra-se limitada. Esta proposta tem como objetivo o uso de diversas fontes de dados para promover a melhora da mobilidade atual nas cidades. No entanto, um desafio substancial surge quando combinamos várias fontes de dados, aumentando os problemas de cobertura espaço-temporal que afetam o desenvolvimento de soluções para Mobilidade Inteligente -- Smart Mobility (SM). Nesse sentido, investigamos soluções para melhorar a qualidade dos dados do sistema de transporte, fornecendo aplicações e serviços, permitindo que a fusão entre Dados Intra-Veiculares -- Intra-Vehicular Data (IVD) e Dados Extra-Veiculares -- Extra-Vehicular Data (EVD) melhore a mobilidade. Projetamos uma plataforma de fusão de dados heterogêneos para SM, com o objetivo de analisar os dados do Espaço de Dados Veiculares -- Vehicular Data Space (VDS), considerando seus aspectos espaço-temporais e identificar metodos e técnicas para aplicar a fusão desses dados. Introduzimos o conceito VDS, que mapea os dados disponíveis e usados pela comunidade acadêmica para desenvolver soluções para ITS. Depois disso, desenvolvemos um conjunto de abordagens para fundir vários conjuntos de dados em benefício da SM. Inicialmente, realizamos estudos com o objetivo de fundir IVD economizando combustível, reduzindo as emissões de gases e garantindo a segurança no compartilhamento de carros em Redes Veiculares -- Ad-hoc Networks (VANETs). Além disso, fundindo EVD desenvolvemos um modelo baseado em dados de mídia social, para enriquecer as informações atuais de transito, oferecendo mais opções para as pessoas se locomoverem na cidade. Finalmente, desenvolvemos uma abordagem para fundir Dados Intra-Extra-Veículares -- Intra-Extra-Vehicular Data (IEVD), permitindo melhorar a qualidade dos dados de tráfego e enriquecer a atual cobertura espaço-temporais do dados.
Abstract: Urban mobility aspects have become a challenge with the constant growth of the global population. As a consequence of this increase, more data has become available, which allows new information technologies to improve the mobility systems, especially the transportation system. Thus, a low-cost strategy to handle these issues rises as an Intelligent Transportation System (ITS) concept. However, the development of new applications and services for the ITS environment, improving the mobility, depending on the availability of vast amounts of data, despite its currently slow availability. In this proposal, we aim to use data from a vast number of sources to provide directions to improve the current mobility in cities. However, a substantial challenge emerges when we combine multiple data sources, increasing the spatiotemporal coverage issues which affect the development of Smart Mobility (SM) solutions. In this sense, we investigate solutions to improve the transportation system data quality, providing applications and services, enabling Intra-Vehicular Data (IVD) and Extra-Vehicular Data (EVD) fusion to improve mobility. We design a heterogeneous data fusion platform for SM, aiming to analyze each data type from the Vehicular Data Space (VDS), considering its spatiotemporal aspects. We introduced the concept of VDS, which map the data available and used by the community to design solutions for ITS. After that, we develop a set of approaches to fuse various datasets in benefit of SM. Initially, we conducted studies to fusing IVD saving fuel, reducing emissions and ensuring the security of car-sharing in Vehicular Ad-hoc Networks (VANETs). Moreover, fusing the EVD, we developed a model, based on social media data to enrich the current traffic information, offering more options to people moves in a city. Finally, we developed an approach to fusing Intra-Extra-Vehicular Data (IEVD), allowing to enhance the road traffic data quality and enriching the current spatiotemporal data coverage.
Asunto: Sistemas de transporte inteligentes
Fusão de dados heterogêneos
Computação
Mobilidade inteligente
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-BB2JAV
Fecha del documento: 15-mar-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
paulohenriquelopesrettore.pdf8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.