Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-AELQF9
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escola francesa da regulação, escola da estrutura social de acumulação e as etapas do capitalismo
Autor(es): Marcelo Soares Bandeira de Mello Filho
Primeiro Orientador: Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira
Primeiro membro da banca : Eduardo da Motta e Albuquerque
Segundo membro da banca: Carlos Eduardo Suprinyak
Terceiro membro da banca: David Dequech Filho
Quarto membro da banca: Eleutério Fernando da Silva Prado
Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender as origens e as transformações da escola francesa da regulação e da escola das estruturas sociais de acumulação, tendo como foco principal as modificações dos conceitos principais das abordagens modo de regulação, regime de acumulação e estrutura social de acumulação e a utilização desses mesmos conceitos para a compreensão das etapas do capitalismo. Antes dessas duas escolas, os teóricos do imperialismo e do capitalismo monopolista realizaram periodizações do capitalismo, que viriam a ser criticadas, devido ao caráter determinista e a-histórico de tais teorias, que enfatizavam a mudança do capitalismo concorrencial para o monopolista e a provável substituição desse pelo socialismo. Os conceitos centrais da escola da estrutura social de acumulação e da abordagem da regulação foram elaborados, a partir de meados da década de 1970, para criar um nível intermediário de análise entre uma teoria abstrata e geral do capitalismo e o âmbito histórico e factual. Ao longo da evolução histórica das abordagens, ambas se afastaram de considerações teóricas acerca das características fundamentais do modo de produção capitalista e acabaram, com isso, adotando posições pré-teóricas acerca dessas características. Por isso, a abordagem da regulação e a escola da estrutura social de acumulação tiveram dificuldade para compreender o capitalismo das últimas décadas
Abstract: This work aims to understand the origins and transformations of the French regulation school and the social structure of accumulation school, focusing mainly on the changes of the main concepts of the approaches mode of regulation, accumulation regime and social structure of accumulation and the use of these concepts to understand the stages of capitalism. Before these schools, theorists of imperialism and monopoly capitalism elaborated periodizations of capitalism, which would be criticized due to the deterministic and ahistorical character of such theories, which emphasized the changing from competitive to monopoly capitalism, which would be replaced by socialism. The central concepts of the social structure of accumulation school and the regulation approach were developed from mid-1970, to create an intermediate level of analysis between an abstract and general theory of capitalism and the historical and factual realm. Throughout the historical evolution of these approaches, both moved away from theoretical considerations about the fundamental characteristics of the capitalist mode of production and, eventually, adopted pre-theoretical conceptions about these features. That is the reason why the regulation approach and the social structures of accumulation school had problems to understand contemporary capitalism.
Assunto: Capitalismo
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-AELQF9
Data do documento: 28-Jan-2016
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