Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URNA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ser mulher-mãe: a educação da saúde nas páginas da Eu Sei Tudo nas primeiras décadas do século XX (1918-1932)
Autor(es): Arminda Nela Martins Lopes Fernandes
primer Tutor: Bernardo Jefferson de Oliveira
primer Co-tutor: Rita de Cassia Marques
primer miembro del tribunal : Maria Cristina Soares de Gouvea
Segundo miembro del tribunal: Graciela de Souza Oliver
Resumen: No Brasil, tal como aconteceu na Europa, a virada do século XIX para o século XX pode ser caracterizada pelo fascínio pelas descobertas científicas. A ciência sendo considerada como a manifestação mais elevada da inteligência humana, apresentava a missão de informar a origem e o futuro dos homens e do universo, bem como era de sua responsabilidade ditar as regras de bom comportamento para toda a sociedade. Na afirmação do espaço urbano como espaçosíntese da modernidade nacional, houve um crescimento da circulação da língua escrita, com a ampliação do mercado editorial brasileiro e um aumento de títulos de livros, revistas e jornais, tais como almanaques, revistas, panfletos de campanhas endereçados à infância e o público feminino. Entre os impressos que circularam no Brasil, nesse período, a revista Eu Sei Tudo, editada no Rio de Janeiro, de 1917 a 1958, com periodicidade mensal e circulação em todo Brasil, contribuiu não somente com a difusão de novos hábitos e costumes, como também participou da formação de um imaginário social nas primeiras décadas do século XX. A medicina e os discursos médicos sobre a saúde eram apresentados, nesse impresso, como algo maravilhoso, progressivo, indispensável e benéfico à sociedade da época. Esta dissertação analisa a revista Eu Sei Tudo no período compreendido entre os anos de 1918 e 1932, focando na divulgação científica de noções sobre o papel da mãe moderna no cuidado com seus filhos. Ao indagar sobre como a revista divulgava certos conhecimentos e formava novos papeis sociais, procuramos contribuir para o entendimento das diversas dimensões do fazer pedagógico e das transformações das ações da família no campo educativo.
Abstract: In Brazil, as it happened in Europe, the turn of the 19th century to the 20th century can be characterized by the fascination of scientific discoveries. The science, considered the most elevated manifestation of the human intelligence, used to have the mission to tell the origin and the future of men and of the universe, as well as it used to have the responsibility to impose the rules for good behavior to all society. In the context of affirmation of urban place as a synthesisplace from the national modernity, there was an improvement of the written languages circulation, with the enlargement of the Brazilian publishing market and an increase of books, magazines and newspapers titles, such as: almanacs, magazines, campaigns pamphlets addressed to the childhood and to the feminine public. One of the printed matter that circulated in Brazil, in this period, was the magazine Eu Sei Tudo, published in Rio de Janeiro, from 1917 to 1958. This magazine, which was monthly published and circulated all over the country, has contributed not only with the dissemination of new habits and customs, but it also has participated on the formation of a social imaginary in the first decades of the 20th century. The medicine and the medical discourses about health were presented, in this magazine, as something wonderful, progressive, essential and beneficial to the society from that period. This research analyses the magazine Eu Sei Tudo in the period 1918 1932, focusing on the scientific divulgation about the hole of modern mothers on the care of their children. When we investigate how the magazine published certain knowledge and how it constituted new social holes, we have the intention to contribute to an understanding of the several dimensions of the pedagogical action and of the transformations of the familys action in the educational field.
Asunto: Educação feminina História
Educação no lar História
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URNA
Fecha del documento: 6-jul-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_arminda_vers_o_final.pdf5.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.