Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
Autor(es): Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira
primer Tutor: Plinio Cavalcanti Moreira
primer miembro del tribunal : Maria Manuela Martins Soares David
Segundo miembro del tribunal: Carlos Roberto Vianna
Resumen: Nesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.
Abstract: In this work we report a study on the relation with knowledge (Charlot) of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group (the K group) is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the relation with knowledge of the students of the K group, as compared to the relation with knowledge of the students of another group (the R group) in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of relation with knowledge encompassed by our study.
Asunto: Matemática Estudo e ensino
Educação
Fracasso escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
Fecha del documento: 30-oct-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.