Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Plinio Cavalcanti Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.creatorSimone Amorim Castro Kiefer Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T20:59:08Z-
dc.date.available2019-08-11T20:59:08Z-
dc.date.issued2009-10-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-83VNEV-
dc.description.abstractIn this work we report a study on the relation with knowledge (Charlot) of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group (the K group) is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the relation with knowledge of the students of the K group, as compared to the relation with knowledge of the students of another group (the R group) in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of relation with knowledge encompassed by our study.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação relatamos uma pesquisa que trata de conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo (denominado GRUPO K) é composto por alunos da oitava série que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. O objetivo principal do estudo foi compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo (denominado GRUPO R) na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados bem sucedidos em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos dos dois grupos e suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos grupos K e R, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSucesso/fracasso escolarpt_BR
dc.subjectRelação com o saber matemáticopt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFracasso escolarpt_BR
dc.titleRelação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolarpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_completa_vers_o_final_para_ufmg.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.