Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WPFW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristina de Castro Fradept_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.creatorClaudia Marcia da Silva Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:17:24Z-
dc.date.available2019-08-13T01:17:24Z-
dc.date.issued2009-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WPFW-
dc.description.abstractThis work consists of exploring the discursive interactions experienced by future Mathematics teachers in their supervised traineeship, based in terms of knowledge construction. An empiric research was accomplished in an urban public school of Belo Horizonte, Brazil. Threemoments of discursive interaction were considered: the trainees and a teacher of two Junior School classes; the trainees and the students of theses classes and, the trainees and the researcher. This is a qualitative research, characterized by participant observation based in theethnographic research. We used three instruments to collect data: (a) audio and video recordings of classroom observation; (b) audio recordings of interviews with the trainees; (c) a journal with written reports. This research results show that the supervised traineeship,though as a familiarization with the workplace atmosphere (the classroom), give opportunities to trainees make deep reflections about methodological strategies to teach the subject, as well as to mobilize and produce fundamental knowledge to the professional development of these future teachers. Final considerations can be outlined regarding development, pedagogical implications and results of this study. Some suggestions can be mentioned: the supervisor must creates moments where the trainees can question themselves about their actions,contradictions and conceptions and, create opportunities for discussion, experiences exchange, dialogue between the trainees and the teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho consiste em explorar as interações discursivas vivenciadas pelos licenciandos no estágio supervisionado, em termos da construção dos saberes docentes desses futuros professores de Matemática. Para sua concretização, foi realizada uma pesquisa empírica numa escola urbana da rede de ensino público de Belo Horizonte. Foram considerados três momentos de interação discursiva envolvendo: as estagiárias e a professora de duas turmasdas séries finais do Ensino Fundamental; as estagiárias e os alunos dessas turmas e por fim, as estagiárias e a pesquisadora. A partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pela observação participante nos moldes da pesquisa etnográfica, foram utilizados os seguintesinstrumentos de coleta de dados: (a) registro em áudio e vídeo de observações em sala; (b) registro em áudio de entrevistas com os estagiários participantes; (c) diário de campo através de registro escrito. Os resultados de pesquisa apontam que o estágio supervisionado, pensado como um processo de familiarização com o ambiente de trabalho - a sala de aula -, proporciona aos estagiários fazerem reflexões profundas sobre estratégias didáticometodológicas para o ensino e aprendizagem da disciplina, bem como mobilizar e produzir saberes fundamentais para seu desenvolvimento profissional como futuros professores, que não são oriundos somente da academia. Destacam-se considerações finais relativas ao desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Sugere-se, em particular, que ocorram momentos no estágio onde os licenciandos questionem-se sobre suas ações, contradições e concepções e que possam discutir, trocar experiências, diálogos com seus pares e professores que estão acompanhandopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectInterações discursivaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional de professorespt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAculturaçãopt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherAfetividadept_BR
dc.subject.otherCrençaspt_BR
dc.titleUm estudo exploratório da construção de saberes docentes provenientes de interações discursivas no estágio curricularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_claudia_marcia.pdf394.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.