Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WR2W
Type: Tese de Doutorado
Title: Do seringal à universidade: o acesso das camadas populares ao ensino superior público no Acre
Authors: Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza
First Advisor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
First Referee: Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins
Second Referee: Mark Clark Assen de Carvalho
Third Referee: Maria Jose Braga Viana
metadata.dc.contributor.referee4: Écio Antonio Portes
Abstract: Este estudo problematiza o acesso ao ensino superior público no Acre, analisando a presença das camadas populares na UFAC e a constituição de trajetórias escolares desenvolvidas por jovens desses setores sociais que, superando as condições adversas e a alta seletividade, ingressaram nos cursos mais seletos dessa instituição, a saber, Medicina e Direito. A pesquisa utilizou procedimentos quantitativos e qualitativos, operacionalizados em duas etapas. A primeira etapa consistiu de um tratamento estatístico da base de dados dos estudantes admitidos em 2008, levantando o perfil socioeconômico desses estudantes e uma radiografia social do campo acadêmico, em três níveis: o da instituição, o do curso e o do aluno. A segunda, de natureza qualitativa, consistiu de vinte e três entrevistas, realizadas com sete estudantes e dezesseis pessoas que, de algum modo, participaram de suas trajetórias escolares. Referenciando-se nos trabalhos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire e num conjunto de autores que pesquisaram sobre as improbabilidades estatísticas no contexto educacional brasileiro, e utilizando como modelo de inteligibilidade a noção de configuração social, de Norbert Elias, os relatos foram submetidos à análise vertical e transversal, tomando-se como parâmetros cinco traços definidos previamente: (a) presença da família na escolarização do filho; (b) mobilização do próprio indivíduo; (c) sentidos atribuídos à escolarização; (d) referências sociais e institucionais; (e) relação entre o processo migratório, a cultura dos seringais e a trajetória escolar. Na análise vertical buscou-se a singularidade de cada caso e, na análise transversal, os fios possibilitadores de interpretações mais abrangentes. Os resultados demonstram que, embora os estudantes de origem popular ocupem 60% das vagas dessa universidade, a presença deles é muito reduzida nos cursos mais prestigiosos, o que sugere uma hierarquização desse campo acadêmico, refletindo os contrastes existentes na sociedade e a tese dos excluídos do interior (BOURDIEU; CHAMPAGNE, 1998). A análise das biografias escolares evidenciou configurações sociais sustentadas na mobilização dos estudantes e de algumas famílias e, em alguns casos, em referências de pessoas com proximidade com o universo escolar. E, assim, sugere a existência de uma estreita relação entre a natureza e a intensidade das condutas familiares, a mobilização dos estudantes e a fluência e linearidade da trajetória escolar.
Abstract: This study problemizes the access to the public higher education in Acre, analyzing the presence of lower class people at UFAC and the constitution of school paths developed by youths from this social sectors that were admitted in the most selected courses of this institution (Medicine and Law), overcoming the adverse conditions and the high selectivity. The research has utilized quantitative and qualitative procedures that became operational in two stages. The first stage constituted a statistical treatment of the data base about the students admitted in 2008. It was identified their socioeconomic profile and it was made a social x-ray of the academic field, in three levels: the institution, the course and the student. The second stage, which had a qualitative nature, constituted by twenty three interviews realized with seven students and sixteen people that have participated in their school paths. The research was based on the studies developed by Pierre Bourdieu and Bernard Lahire and on an ensemble of authors that made researches about unlikely statistics in Brazilian educational context. It was utilized the notion of social configuration, from Norbert Elias, as a model of intelligibility. So, the reports were submitted to vertical and traverse analysis, having as parameter five aspects previously defined: (a) the presence of the family on the sons school path, (b) the mobilization of the own individual; (c) senses attributed to education; (d) social and institutional references; (e) relation between the migratory process, the culture from the rubber plantation and the school path. In the vertical analysis, the singularity of each case was investigated and, in the transverse analysis, there were inquired aspects that make possible wide-ranging interpretations. The results showed that, although the students from popular ascendance occupy 60% of the vacancy in this university, their presence is much reduced on the most influential courses. This suggests a hierarchization of the academic field, reflecting the contrasts that exist on the society and the thesis of the excluded from the interior (BOURDIEU; CHAMPAGNE, 1998). The school biographies analysis made evident social configurations maintained by mobilization of students, of some families and, in some cases, of reference people that have proximity with the school universe. Therefore, the research suggests that there is a narrow relation between the nature and the intensity of the familys behavior, the mobilization of the students and the fluency and linearity of the school path.
Subject: Ensino superior
Educação Aspectos sociais
Educação e Estado Acre
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WR2W
Issue Date: 30-Nov-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pr__textual_tese_sneri.pdf239.15 kBAdobe PDFView/Open
textual_tese_sneri_vers_o_final.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.