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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Atividades experimentais em aulas de física: repercussões na motivação dos estudantes, na dialogia e nos processos de modelagem
Authors: Francisco Pazzini Couto
First Advisor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
First Referee: Adelson Fernandes Moreira
Second Referee: Silvania Sousa Nascimento
Third Referee: Carlos Eduardo Porto Villani
metadata.dc.contributor.referee4: Helder de Figueiredo e Paula
Abstract: As atividades experimentais têm cumprido um inusitado papel no ensino de Física: promover um intenso debate sobre sua pertinência ou não para a aprendizagem de conceitos físicos. A presente pesquisa acompanhou por alguns meses dois professores de Física que tem se destacado em suas escolas por seu reconhecido trabalho calcado no ensino experimental de Física. Em diferentes contextos escolares, os professores utilizam as atividades experimentais para promover a aprendizagem em ciências. O objetivo deste estudo é examinar a efetividade de tais recursos em três direções complementares. Em primeiro lugar, examinamos as estratégias enunciativas utilizadas pelos professores em atividades experimentais, no sentido de verificar se tais atividades promovem o discurso dialógico. Na segunda direção, buscamos evidências de que o uso de experimentos propicia o interesse e engajamento dos estudantes nas aulas de física e quais as estratégias são usadas pelos professores com o propósito de sustentar tal engajamento. Na terceira direção, procuramos verificar se as atividades experimentais cumprem a função de mediar as relações entre mundo de objetos e fenômenos com o mundo dos modelos e teorias físicas, procurando evidências de que as atividades experimentais fornecem elementos para que os estudantes participem da construção e validação de modelos físicos. Para tanto nos valemos da abordagem sociocultural, apoiada em autores como Vygotsky, Bakhtin e Wertsch. Os dados da pesquisa foram construídos por meio de entrevistas, questionários e episódios de ensino selecionados a partir de gravação de aulas em vídeo e anotações de cadernos de campo. Constatamos que, em cenários diferentes, com recursos materiais diversificados e pressões diversas do currículo, os professores conseguem criar um cenário didático em que a experimentação está presente como recurso mediador na apresentação, exemplificação e problematização de conceitos físicos. Concluímos que, nos dois ambientes investigados, as atividades experimentais contribuem para o interesse e maior participação dos estudantes nas aulas de física, além de fornecer suporte ao processo de construção e validação de modelos físicos. No entanto, ao contrário do esperado, mesmo em atividades mediadas por atividades experimentais com problematização, discussão e interpretação de resultados, a abordagem comunicativa dialógica se fez pouco presente.
Abstract: Experimental activities have an unexpected role in Physics education, promoting the debate about its importance or not to contribute to conceptual and procedural learning. The present research followed for a few months two Physics teachers that have been detached in their schools for their recognized work based on experimental Physics teaching. The teachers used experimental activities to promote science learning in different scholar conditions.The aim of this study is to examine the efficiency of experimental activities in three complementary directions. In the first one, we examined the utterance strategies used by the teachers during experimental activities, in order to verify if such strategies promote dialogic discourse and increase the quality of students. participation. In the second direction, we sought evidences that the use of experiments increase the interest and engagement of the students in Physics class and which teaching strategies were used with the purpose of sustaining such engagement. In the third direction, we verified if the experimental activities fulfil the function of mediating the relations between the word of object and phenomena with the word of models and Physics theories, searching for evidences that such activities provides elements for the students to participate in construction and validation of Physics models.For that, we used a socio-cultural approach based on Vygotsky, Bakhtin and Wertsch. The data were built by means of interviews, questionnaires and selected teaching episodes from recorded lessons and field notes. We found that in different settings, with different material support and pressures from curricula, the teachers accomplished to use experimental activities as means to present, exemplify and examine Physics concepts. We conclude that in both studied environments the experimental activities contribute to the interest and greater participation of the students in the Physics class, besides supporting the process of construction and validation of Physics models. On the other hand, against the odds, even in experimental activities in which there are problems, discussion and interpretation of results, the dialogic communicative approach were rarely present.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WRY2
Issue Date: 29-Oct-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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