Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P5D
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee1Antonia Vitoria Soares Aranhapt_BR
dc.contributor.referee2José Angelo Garígliopt_BR
dc.contributor.referee3Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee4Maria Rita Neto Sales Oliveirapt_BR
dc.creatorNilza Helena de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:32:24Z-
dc.date.available2019-08-11T16:32:24Z-
dc.date.issued2010-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-842P5D-
dc.description.abstractThis work aims to analyse the Centro Federal de Educação Tecnológica(CEFET-MG) as a representative case of the Rede Federal de Educação tecnológica (RFET),which instituions,that are part of Educational Net, characterize themselves, as school establishments of reference, of the Brazilian High Scholl Educational System, at the various units within thr Federation, where they are located.The model of analysis used was the one developed by Santos (2005), understanding the CEFET-MG, through internal and factors, that have educational process inside the institutions of the RFET, was stablished, as wel as, with the different study fields: History of Educational Policy, Training of Techers, Education and Work, Pedagogy, Sociology of Curriculum,Didatic Sociology of work and Scholl Management. Different methodological procedures were utilized, such as questionaries, interviews with both teachers and students,exploratory analysis of the Internet Site, analysis of documents,analyses of electronic journal,available in the site of CEFET-MG, analysisi of the collection of images of the CEFET-MG; daily observation. At the end of the investigatory process it was possible to stablish a synthesis of ideas and inferences concerning the institution.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura analisar o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(CEFET) como um caso representativo da Rede Federal de Educação Tecnológica(RFET), cujas instituições que a compõe, tem se caracteriado como estabelecimentos escolares de referência no ensino médio brasileiro nas diversas unidades da federação onde estão localizadas.O objetivo geral foi compreender os aspectos da organização administrativa e pedagógica, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido no CEFET-MG na perspectiva sociocultural dos estudos dos estabelecimentos escolares.Adotou-se o modelo de análise esboçado por Santos(2005), compreendendo o CEFET-MG a partir dos fatores internos e extewrnos que condicionam a sua configuração atual. Buscou-se um diálogo com outros estudos que investigaram o processo educativo nas instituições da RFET r com diversas áreas de estudo: história da educação,política educacional, formação de professores, educação e trabalho,pedagogia,sociologia da educação, sociologia do currículo, didática, sociologia do trabalho e área de gestão escolar.Utilizou-se procedimentos metodológicos diversificsdos como aplicação de questionário, realização de entrevista com professores e alunos, análise exploratória de site da internet, análise de documentos, análise do boletim eletrônico disponível no site do CEFET-MG, análise do banco de imagens do CEFET-MG; observação do cotidiano.Ao final do percurso investigativo foi possível estabelecer algumas ideias que são sínteses e inferências a respeito da Instituição.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino médio brasileiropt_BR
dc.subject.otherCentro Federal de Educação Tecnologica de Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnicopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherEscolas tecnicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titleInstituições federais de educacao tecnólogica: estabelecimentos escolares de referência no ensino brasileiro - o caso do Centro Federl de Educação Tecnológica de Minas Geraispt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese__nilza_helena_de_oliveira_.pdf14.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.