Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A construção (re)construção do trabalho pedagógico de uma escola fundamental: um estudo de caso
Autor(es): Renata Nunes Vasconcelos
Primeiro Orientador: Leila de Alvarenga Mafra
Primeiro membro da banca : Sônia Teresinha de Sousa Penin
Segundo membro da banca: Daisy Freire Garcia
Resumo: A temática fracasso escolar se faz presente na realidade educacional brasileira há várias décadas, mas somente a partir dos anos setenta, os estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem tornaram-se mais recorrentes, sobretudo nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir de então, se ampliam as explicações, a natureza das ideias nesse campo temático, e são constituídas diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre o assunto.(PATTO, 1991:9) Nesses estudos, as análises organicistas, a teoria do déficit sóciocultural e a origem familiar do aluno, eram frequentemente utilizados para fundamentar as explicações e as certezas mais cientificas sobre o fracasso escolar e sobre os problemas dele advindo para as crianças das camadas populares na escola. A perspectiva defendida nesse estudo é a de tentar olhar para o professor como alguém que participa ativamente na construção histórica de trajetória de uma escola e do trabalho docente no seu interior. Caberia portanto indagar, quem é esse profesor, o que pensa sobre o seu trabalho, como a sua história profissional é construída na escola, quais os embates presentes nessa teajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o seu trabalho, como a sua história profisssional é construída na escola, quais os embates presentes nessa trajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho coletivo da escola e na escola.
Assunto: Educação
Professores Brasil Formação
Avaliação escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3
Data do documento: 29-Mai-1998
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a_constru__o__re_constru__o_do_trabalho_pedag_gico_de_uma_escola_fundamen.pdf18.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.