Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leila de Alvarenga Mafra | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sônia Teresinha de Sousa Penin | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Daisy Freire Garcia | pt_BR |
dc.creator | Renata Nunes Vasconcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T15:37:25Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T15:37:25Z | - |
dc.date.issued | 1998-05-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3 | - |
dc.description.resumo | A temática fracasso escolar se faz presente na realidade educacional brasileira há várias décadas, mas somente a partir dos anos setenta, os estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem tornaram-se mais recorrentes, sobretudo nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir de então, se ampliam as explicações, a natureza das ideias nesse campo temático, e são constituídas diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre o assunto.(PATTO, 1991:9) Nesses estudos, as análises organicistas, a teoria do déficit sóciocultural e a origem familiar do aluno, eram frequentemente utilizados para fundamentar as explicações e as certezas mais cientificas sobre o fracasso escolar e sobre os problemas dele advindo para as crianças das camadas populares na escola. A perspectiva defendida nesse estudo é a de tentar olhar para o professor como alguém que participa ativamente na construção histórica de trajetória de uma escola e do trabalho docente no seu interior. Caberia portanto indagar, quem é esse profesor, o que pensa sobre o seu trabalho, como a sua história profissional é construída na escola, quais os embates presentes nessa teajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o seu trabalho, como a sua história profisssional é construída na escola, quais os embates presentes nessa trajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho coletivo da escola e na escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Brasil Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.title | A construção (re)construção do trabalho pedagógico de uma escola fundamental: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_constru__o__re_constru__o_do_trabalho_pedag_gico_de_uma_escola_fundamen.pdf | 18.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.