Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee1Sônia Teresinha de Sousa Peninpt_BR
dc.contributor.referee2Daisy Freire Garciapt_BR
dc.creatorRenata Nunes Vasconcelospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:37:25Z-
dc.date.available2019-08-09T15:37:25Z-
dc.date.issued1998-05-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3-
dc.description.resumoA temática fracasso escolar se faz presente na realidade educacional brasileira há várias décadas, mas somente a partir dos anos setenta, os estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem tornaram-se mais recorrentes, sobretudo nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir de então, se ampliam as explicações, a natureza das ideias nesse campo temático, e são constituídas diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre o assunto.(PATTO, 1991:9) Nesses estudos, as análises organicistas, a teoria do déficit sóciocultural e a origem familiar do aluno, eram frequentemente utilizados para fundamentar as explicações e as certezas mais cientificas sobre o fracasso escolar e sobre os problemas dele advindo para as crianças das camadas populares na escola. A perspectiva defendida nesse estudo é a de tentar olhar para o professor como alguém que participa ativamente na construção histórica de trajetória de uma escola e do trabalho docente no seu interior. Caberia portanto indagar, quem é esse profesor, o que pensa sobre o seu trabalho, como a sua história profissional é construída na escola, quais os embates presentes nessa teajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o seu trabalho, como a sua história profisssional é construída na escola, quais os embates presentes nessa trajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho coletivo da escola e na escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Brasil Formaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação escolarpt_BR
dc.titleA construção (re)construção do trabalho pedagógico de uma escola fundamental: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_constru__o__re_constru__o_do_trabalho_pedag_gico_de_uma_escola_fundamen.pdf18.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.