Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
Authors: Leonardo Jose Jeber
First Advisor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
First Co-advisor: Leila de Alvarenga Mafra
First Referee: Luciola Licinio de C P Santos
Second Referee: Eustaquia Salvadora de Sousa
Abstract: A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.
Subject: Professores de educação fisica Atitudes
Instalações para educação fisica
Sociologia educacional
Educação
Curriculos Planejamento
Didática
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Issue Date: 26-Apr-1996
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000247.pdf393.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.