Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
Autor(es): Leonardo Jose Jeber
primer Tutor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
primer Co-tutor: Leila de Alvarenga Mafra
primer miembro del tribunal : Luciola Licinio de C P Santos
Segundo miembro del tribunal: Eustaquia Salvadora de Sousa
Resumen: A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.
Asunto: Professores de educação fisica Atitudes
Instalações para educação fisica
Sociologia educacional
Educação
Curriculos Planejamento
Didática
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Fecha del documento: 26-abr-1996
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000247.pdf393.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.